Estudos
Scooter elétrica Microletta
Mobilidade
Micromobilidade urbana por motos ou scooters elétricas
()
Fatores de Sucesso
Sociais
Alternativa para a mobilidade urbana que garante segurança e estabilidade na pilotagem, tornando-se acessível para a maior parte das pessoas.
Ambientais
Motos ou scooters elétricas se tornaram uma solução de transporte menos poluente, seja do ponto de vista da emissão de gases de efeito estufa, seja do ponto de vista sonoro. Também minimizam a emissão de Material Particulado (MP) (Ures, 2020).
Econômicos
As scooters são consideradas uma alternativa mais econômica quando comparadas aos carros, tem menor preço e incidência de menores impostos para o usuário final. O motor elétrico representa um investimento maior no momento da compra, mas a médio e longo prazo representa economia uma vez que não utiliza combustível fóssil e requer menos manutenção.
Fatores de Fracasso
Não há ainda indicativos de fracasso.
Fatores de Risco
É importante destacar que o uso excessivo de veículos movidos à eletricidade também pode ser um fator de risco a depender da matriz energética de cada país. Ademais, falta de legislação específica para o modal pode gerar problemas no trânsito e de segurança, além da ausência de infraestutura de abastecimento (Ures, 2020).
Compartilhe: