Artigo Estudos de Caso

Sistema compacto de tratamento de esgoto da Base de Guantánamo - Cuba - EUA

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Cuba

Guantanamo()

Este estudo de caso tem como base o trabalho da empresa Fluence (2017) sobre a base Naval de Guantánamo do Governo dos Estados Unidos. A base foi construída em Cuba e encontra-se instalada em um local onde não havia infraestrutura para aportar as necessidades da instalação. Para tanto, fez-se necessário buscar tecnologias eficientes, de baixo consumo de energia, que pudessem ser construídas em curto prazo de tempo e fácil operação/manutenção, principalmente para dar as soluções ambientais para esgoto e resíduos sólidos.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Marinha Americana.

Desafios

  • Escolha de sistema de tratamento de efluente em locais distantes; mesmo cenário pode ser pensado quando se trata de situações de desastre e/ou emergência.

Contexto

A base Naval de Guantánamo, de propriedade do Exército dos Estados Unidos da América, ocupa cerca de 117 km² da costa de Cuba. Esta base naval foi alugada pelo governo americano em 1903 a partir de um acordo entre os dois países. No ano de 2001, a base passou a ser utilizada para detenção de prisioneiros terroristas, e abriga cerca de 660 prisioneiros e 5000 colaboradores do exercito americano. (FLUENCE, 2017)