Artigo Estudos de Caso

Sistema de armazenamento no Sul da Austrália (Hornsdale Power Reserve – HPR)

Metodologia

Energia

Geração de energia solar fotovoltaica com armazenamento de energia

Austrália

Austrália Meridional()

O estudo de caso consiste na instalação do maior sistema de armazenamento do mundo de baterias de íons de lítio. O sistema foi desenvolvido pela empresa americana Tesla, tem capacidade de 100MW / 129MWh e está integrado com um parque eólico construído pela empresa francesa Neoen. O sistema, quando totalmente carregado, poderá alimentar até 30.000 casas por uma hora. No entanto, será usado principalmente para apoiar e estabilizar os suprimentos de eletricidade existentes. O sistema funcionará 24 horas por dia e será capaz de fornecer energia adicional durante emergências no sul da Austrália. O objetivo deste projeto é fornecer uma instalação de armazenamento de baterias para estabilizar a rede elétrica da Austrália Meridional, facilitar a integração de energia renovável na região, auxiliar na prevenção de eventos de queda de carga, além de contribuir para a redução dos preços dos sistemas de armazenamento (Governo da Austrália, 2018). Vale destacar que o armazenamento de baterias em grande escala é uma iniciativa que faz parte do Plano de Energia para aumentar a confiabilidade no sistema elétrico, à medida que a Austrália se torna mais dependente de energia solar e eólica.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento do projeto foi assumido pelo governo regional da Austrália do Sul.

Desafios

  • Um dos objetivos principais dos sistemas de armazenamentos de energia com baterias é reduzir a intermitência dos sistemas de geração FV e eólico.

  • Sistemas de armazenamento em grande escala podem minimizar a dependência de importação de energia de países vizinhos.

Contexto

Hornsdale é uma localidade no sul da Austrália a 226 quilômetros ao norte da cidade de Adelaide. É uma região desértica com significativa ocorrência de ventos.