Artigo Estudos de Caso

Sistema de armazenamento no Sul da Austrália (Hornsdale Power Reserve – HPR)

Metodologia

Energia

Geração de energia solar fotovoltaica com armazenamento de energia

Austrália

Austrália Meridional()

Resultados e Impactos

O projeto Hornsdale Power Reserve (HPR) está em operação desde 1º de dezembro de 2017 e foi construído num tempo recorde para garantir que o sistema de armazenamento estivesse disponível durante o verão de 2017, período em que são comuns picos de demanda. O projeto HPR já exporta a produção de energia excedente para a rede nacional e faz parte de um teste da AEMO (Australian Energy Market Operator), que é o operador do sistema, para demonstrar que a energia eólica pode fornecer energia na base, conhecido como controle de frequência e serviços auxiliares ou FCAS, sendo possível competir com fontes tradicionais de base como carvão e gás.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há registro.

Fatores de Risco

A manutenção de um sistema deste tamanho, localizado numa região distante pode incrementar os riscos para uma operação correta no longo prazo. Além disso, é preciso estar atento a falhas no gerenciamento do projeto, visto que trata-se de um projeto de grande porte e com um cronograma extremadamente enxuto.

Lições aprendidas

Para projetos futuros, os arranjos de governança devem ser documentados e devidamente autorizados no início do projeto. Os arranjos de governança e termos de referência para os comitês são importantes para definir expectativas, atribuir responsabilidades ao pessoal-chave e responsabilizar indivíduos e grupos pela entrega dos resultados esperados.