Artigo Estudos de Caso

Sistema real de monitoramento da qualidade da água da bacia do Rio Neuse - Carolina do Norte

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Monitoramento da qualidade da água

Estados Unidos

North Caroline()

A qualidade da água é um importante indicador da qualidade de vida. É importante garantir que a água nunca perca sua qualidade, para tanto, o monitoramento e controle de alguns contaminantes é importante para garantir a tomada de decisão rápidas, e consequentemente a segurança hídrica. Os Estados Unidos investe em sistemas de monitoramento em tempo real desde a década de 80, exemplo disso é a Bacia do Rio Nuese, que possui 20 estações de monitoramento em tempo real, para avaliar o impacto da agricultura e prevenir a floração de dinoflagelados (algas avermelhadas que possuem flagelos, e podem causar coloração vermelha a água) no local.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Sistema Estuarino Albemarle-Pamlico

Desafios

  • Sistema de monitoramento em tempo real de monitoramento de qualidade da água permite identificar anomalias no manancial e tomada rápida de decisão.

  • Para prevenir lançamento de cargas poluidoras, são utilizados sistemas de monitoramento em tempo real de qualidade da água.

Contexto

Na Carolina do Norte, na foz do rio Neuse, localiza-se o Sistema Estuarino Albermarle Pamlico. Este sistema possui a segunda maior área dentre as estuarinas dos Estados Unidos (Ross, 1986). A bacia do rio Neuse possui uma área de 6,97 km2, composta por grande parte da área urbana de Raleigh, onde ocorrem extensas atividades agrícolas. Devido ao resíduo de fertilizantes destes campos são geradas altas cargas de nitrogênio que, conjuntamente com outras cargas de origem de atividades humanas, provocam as floração de dinoflagelados. Para que seja tomada decisão rápida e identificado possibilidade de floração de dinoflagelados, são utilizados conjunto de sistema real de monitoramento de qualidade da água.