Artigo Estudos de Caso

Sistema real de monitoramento da qualidade da água da bacia do Rio Neuse - Carolina do Norte

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Monitoramento da qualidade da água

Estados Unidos

North Caroline()

Metodologia

O sistema APES possui sete plataformas de monitoramento em tempo real operadas pelo Center for Applied Ecology, para monitoramento de carga de nitrogênio e lançamentos decorrente de ações antrópicas. Os parâmetros monitorados pelo RTRM, são oxigênio dissolvido, alto pH, e fotografias em infravermelho da área. As estações foram estrategicamente posicionadas em locais com considerável aportes de carga de nutrientes que incluíam eventos de mortandade de peixes, déficits de oxigênio e floração de algas. Essa rede de monitoramento e o gerenciamento de dados em tempo real, faz com que um banco de dados unificado, integre cerca de 40 parâmetros físicos, químicos e microbiológico em um sistema de informações geográficas, disponibilizando-os às partes interessadas por meio de acesso via internet- https://caae.cals.ncsu.edu/water-quality-data/

Implementação

Atores

Sistema Estuarino Albemarle-Pamlico

Institucional/Privada

Governança

Sistema Estuarino Albemarle-Pamlico (APES) viu a necessidade de investir em sistemas de monitoramento em tempo real para realizar o gerenciamento eficiente da Bacia do Rio Neuse.

Público-alvo

Usuários da água da Bacia do Rio Neuse

Elementos de Replicabilidade

Sistema de monitoramento remoto requer elevado investimento em equipamentos e mão de obra especializada, para que seja utilizado.

Elevado custo de aquisição e manutenção.

Porém importante para bacias urbanas abastecedoras e que necessitam tomada de decisão rápida.