Artigo Estudos de Caso

Sistema Reflux - Reuti – Instalação em ambiente comercial em Caxias do Sul/RS

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Reutilização da água cinza de máquinas de lavar roupas

Brasil

Rio Grande do Sul(RS)

Metodologia

A instalação do produto em um ambiente comercial permitiu o acompanhamento rápido e a medição dos resultados uma vez que consumo e utilização de água neste tipo de ambiente é potencialmente mais alto que em um domicílio. A edificação já existia; desta maneira, para a instalação, foi necessária a contratação de mão de obra de um encanador que fez as adaptações mediante um manual de instalação. Dois sistemas Reflux- Reuti instalados recebem água da máquina de lavar utilizada para limpeza das toalhas do restaurante. Também foi utilizado um sistema Reflux-Reuti para coletar e armazenar água da lavagem de folhas. O sistema abastece 7 vasos sanitários instalados no restaurante.

Implementação

Atores

Empresa fornecedora da tecnologia e do produto - Reuti

Institucional/Privada

Restaurante Labaredas Grill

Institucional/Privada

Governança

Trata-se de uma iniciativa privada. Num ambiente comercial, a motivação para a implementação de um sistema de armazenamento e direcionamento de água se dá pela redução de custos da operação. Então, o fator monetário é o que mais atrai o proprietário a fazer esta escolha; consequentemente o processo de validação e aceitação é topdown.

Público-alvo

Neste estudo de caso existem três públicos que se beneficiam diretamente desta solução: o proprietário do restaurante que consegue reduzir custos de sua operação; os clientes que podem usufruir desta redução de custo da operação e possível repasse; e a empresa fornecedora do produto.

Elementos de Replicabilidade

Capilaridade: Num cenário de redução do consumismo, a tendência é que os produtos sejam compartilhados ou ainda emprestados temporariamente para uso, por isso um requisito para ampliação de resultado seja a criação de um PSS – Sistema Produto Serviço para esta solução.

Volume: Para que os ganhos ambientais e econômicos sejam ampliados, sugere-se uma PPP – Parceria Público-Privada com concessionárias de água, empresas de comercialização e prefeituras.

Educação ambiental: um sistema eficiente precisa de pessoas replicando as boas práticas e conquistas sociais. É necessário um plano de divulgação da iniciativa em ambientes públicos, em, escolas, em construções inteligentes e com formadores de opinião.