Artigo Estudos de Caso

Sistema Reflux - Reuti – Instalação em ambiente comercial em Caxias do Sul/RS

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Reutilização da água cinza de máquinas de lavar roupas

Brasil

Rio Grande do Sul(RS)

Resultados e Impactos

Os dois sistemas foram instalados no restaurante há 1 ano. Considerando uma máquina de lavar roupas de 9kg com capacidade para 103 L e o tanque Reflux de 120 L, com duas lavagens completas semanais, a previsão de economia anual de água será de 10 mil litros. Além disso, se levado em consideração o reúso da água da primeira lavagem para uso em vasos sanitários, a economia de água dobra, chegando a 20 mil litros anuais, o equivalente a 100.000 copos de água. A instalação permitiu economia considerável na conta de água e houve uma redução de 4 a 5 mil litros cúbicos/mês com a instalação do produto.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Falta de informações técnicas sobre a instalação, retorno financeiro a médio ou longo prazo e ocupação de considerável espaço físico no ambiente podem ser citados como possíveis fatores de fracasso.

Fatores de Risco

É necessário melhorar a argumentação e a defesa da necessidade com informações técnicas; mensurar o retorno financeiro e prazo de equilíbrio do investimento; e aumentar o engajamento das pessoas para que o sistema tenha relevância e se perpetue.

Lições aprendidas

As soluções simplificadas exigem muito estudo, teste e validação para se tornarem viáveis. Os ganhos que esta solução traz para a população baseiam-se na correta utilização dos recursos disponíveis e nas boas práticas utilizadas no passado. Um resgate ao modo de viver da população pode trazer insights para os dias de hoje.