Artigo Estudos de Caso

Sistemas naturais para tratamento descentralizado de esgoto nos municípios da Grande Florianópolis (SC) - Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Brasil

Santa Catarina(SC)

Florianópolis possui uma grande déficit perante a coleta e tratamento de esgoto, principalmente se comparada a população urbana à população rural. Para tanto, o estudo de caso descreve, a partir do trabalho de Philippi et al (2004), a aplicabilidade de sistemas naturais de tratamento de efluentes domésticos, a serem avaliados para aplicação como sistemas descentralizados, para promoção do desenvolvimento sustentável na região da Grande Florianópolis, tanto rural quanto urbana. Vale destacar que os sistemas naturais de tratamento descentralizado são ferramentas para o desenvolvimento regional sustentável.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Bolsa de mestrado e doutorado da CAPES, bolsa PIBIC da UFSC.

Desafios

  • Utilização de sistemas naturais descentralizados contra os construídos para tratar o esgoto doméstico na Grande Florianópolis.

Contexto

Ações de saneamento fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; para tanto foram considerados a utilização dos ditos sistemas naturais de tratamento de esgoto como alternativa aos sistemas construídos para a Grande Florianópolis. Os pesquisadores destacam que os sistemas naturais de tratamento de esgoto são baseados em processos físicos, biológicos e bioquímicos regulados pro fatores como temperatura, insolação e o regime hídrico. (Philippi et al, 2014)