Artigo Estudos de Caso

A Zero Mass Water desenvolveu a tecnologia SOURCE, que transforma a umidade do ar em água potável utilizando a energia solar. O SOURCE tem materiais higroscópicos que captam as gotículas de água do ar, por meio da energia solar, e transforma o vapor em água líquida, que fica armazenada em um reservatório. Para tornar a água palatável, são adicionados minerais como o cálcio e o magnésio. Os sensores instalados em cada hidropainel permitem o monitoramento do desempenho e auxiliam a acompanhar a qualidade da água. A instalação do hidropainel é simples, sem grandes estruturas elétricas e de tubulação. Pode ser instalado no chão ou no telhado e a inclinação do hidropainel deverá ser adotada observando os ventos da região. A manutenção acontece anualmente com a troca de filtros de ar e água e, a cada cinco anos, é necessária a troca do cartucho mineral; o hidropainel tem vida útil de aproximadamente 15 anos. O SOURCE Water pode ser instalado em empresas, escolas, hospitais e comunidades. A tecnologia do SOURCE Water permite extrair água em locais de baixíssima umidade e, em média, produzem de 2 a 5 litros de água por dia. Uma instalação de aproximadamente mil metros quadrados de hidropainéis pode gerar 30 mil litros de água por mês.

Custo para Implementação

De cinco a cinquenta mil reais

Uma unidade do hidropainel REXI é comercializada por US$ 2.500, valor informado no lançamento em janeiro de 2020.

Desafios

  • Transformar a umidade do ar em água potencializa o acesso à água em qualquer lugar do planeta.

Motivação

O objetivo da solução é ampliar o acesso à água potável, por meio de uma fonte renovável segura. O SOURCE Water permite a produção de água em diferentes climas; com isso, é possível abastecer de água potável locais onde não existem fontes de água próximas disponíveis.

Contexto

Apenas 1% da água doce do planeta está disponível para consumo, sendo que existem aproximadamente 1 bilhão de pessoas sem acesso à água potável no mundo. Nesse contexto, a ONU (2010) declarou que o acesso à água limpa e o saneamento básico são direitos humanos fundamentais, e garanti-los é fundamental para reduzir o desequilíbrio global no que concerne a escassez de água. Para percorrer esse caminho, é essencial a adoção de novas tecnologias que permitem mudar esta realidade e levar água potável de maneira segura e com o mínimo impacto ambiental para todos no planeta.