Estudos
Tanque de Evapotranspiração na Escola Estadual Odilon Behrens, São Sebastião do Rio Preto, Minas Gerais
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Tanque de evapotranspiração
Brasil
Minas Gerais(MG)
A Escola Estadual Odilon Behrens de São Sebastião do Rio Preto, localizada em Minas Gerais, recebeu um Tanque de Evapotranspiração que atende aos seus 170 alunos e funcionários. Responde ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Município que prevê alternativas ecológicas para o tratamento de efluentes, de modo a evitar a contaminação dos córregos locais, melhorando a saúde da população. O caso da escola é relevante pois aplica a solução baseada na natureza, de baixo custo e alto desempenho, em escala relevante o que demonstra a eficácia de seu funcionamento e possibilidade de multiplicar em diversas situações. O tanque foi construído abrindo uma trincheira e usando solo-cimento para isolar, possibilitando instalar o sistema que fecha o ciclo dos efluentes produzindo alimentos e plantas em um canteiro com bananeiras distribuídas, taioba (Xanthosoma sagittifolium) em uma metade, e beri (diversas espécies do genero Cann) na outra, além de copo-deleite (Zantedeschia aethiopica), mariasem-vergonha (Impatiens walleriana), lírio-do-brejo (Hedychium coronarium), caeté banana (Heliconia farinosa), junco (Zizanopsis bonariensis). Nesse tanque ocorre a decomposição anaeróbia da matéria orgânica, mineralização e absorção dos nutrientes e da água pelas raízes dos vegetais. Os contaminantes passam a ser nutrientes que são sugados pelas plantas e pelas bactérias que vivem no subsolo. A água é devolvida para atmosfera por meio da evapotranspiração da plantas, mantendo os ciclos naturais. São muitas as vantagens de utilizar o sistema: baixo custo de instalação, dispensa manutenção (exceto os cuidados com a vegetação), não usa energia elétrica, pode ser localizado em meio a um jardim servindo como área para educação ambiental, produz alimentos, dentre outros.
Custo para Implementação
Informação não disponível
A informação não está disponível.
Desafios
-
O tanque de evapotranspiração proporciona o uso sustentável do solo ao transformar o esgoto de problema em solução, criando áreas produtivas e que oferecem benefícios para as pessoas.
-
Propicia o fechamento do ciclo da água, transformando os efluentes em nutrientes que alimentam plantas que evapotranspirem devolvendo a umidade para atmosfera.
-
É um sistema de saneamento de ciclo fechado.
-
Proporciona a ciclagem dos nutrientes provenientes do esgoto em biomassa.
-
O sistema evita a contaminação das águas superficiais e subterrâneas.
-
O plantio feito sobre o tanque restaura e conserva serviços ecossistêmicos por conta da diversidade de vegetação que abriga, atraindo mais biodiversidade.
Contexto
O saneamento básico é dos maiores problemas para a qualidade das águas que impacta saúde da população no país, além de alterar os ecossistemas aquáticos. A cidade de São Sebastião do Rio Preto tem déficit de tratamento de efluentes, como a maioria das cidades brasileiras, sofrendo com a qualidade das águas de seus córregos que impactam na saúde da população.
Compartilhe: