Artigo Estudos de Caso

Técnicas Construtivas em bambu de Simón Vélez

Metodologia

Ambiente Construído

Sistemas Construtivos em Bambu

()

Metodologia

O uso do bambu como sistema construtivo exige conhecimentos de soluções estruturais diferentes do concreto, madeira e aço - por sua seção circular e por suas propriedades físicas. Simón Vélez utiliza soluções como o preenchimento do bambu com concreto para aumentar a resistência à compressão, o que permite uma utilização mais ampla do material. Em obras como o Pavilhão Zeri da Expo de Hannover 2000, o bambu é utilizado em pilares e vigas. Conexões como mostam as Figuras 1 e 2, são utilizadas para fixar os encaixes. As varas podem ser amarradas ou parafusadas.

Implementação

Atores

O construtor

Institucional/Privada

O contratante

Institucional/Privada

Simón Vélez Architects

Institucional/Privada

Governança

Privado, construtor e cliente.

Público-alvo

Os projetos do arquiteto Simón Velez destinam-se a obras públicas e privadas. Um de seus projetos mais emblemáticos é o Pavilhão Zeri, da Expo de Hannover 2000, visitado por milhões de pessoas.

Elementos de Replicabilidade

Investimento em pesquisa para melhor aproveitamento do material como elemento estrutural.

Especialização da mão de obra

Para uma garantia de durabilidade e resistência do bambu, é necessário que seja feito o tratamento correto das varas, tanto antes da execução do projeto como depois de finalizado. Assim como estruturas de madeira, as de bambu requerem constante manutenção.