Artigo Estudos de Caso

Telegestão em iluminação pública - Smart Green

Metodologia

Energia

Telegestão de iluminação pública

Brasil

Santa Catarina(SC)

A cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, implementou um sistema de telegestão em iluminação pública (IP) para monitoramento dos postes de luz com LED em alguns bairros da cidade. Ao todo são 2.000 pontos de telegestão de iluminação LED com 99% de detecção de falhas em tempo real, segundo a Smart Green. O sistema de controle permite correção de luminosidade de acordo com a demanda da via pública, dimerização, medição de consumo, entre outros comandos e programações. Qualquer problema ou instabilidade em um poste de iluminação pública é imediatamente reportado e equipes de manutenção podem fazer os reparos necessários. Toda a rede é baseada no conceito IoT (Internet das Coisas) que promove um sensoriamento dos postes de iluminação pública, o que permite a criação de uma rede inteligente, passível de pleno monitoramento.

Custo para Implementação

Informação não disponível

De uma forma geral, é feita uma tomada de preço, edital público ou contratação direta, dependendo basicamente da forma de contratação praticada pela concessionária. Um plano de implementação e orçamento é parte do processo de cotação que identifica por meio de georeferenciamento as necessidades do local e sugere um plano de aplicação, considerando o número de postes, sensores e concentradores (de acordo com o local). Com base nesse levantamento, é feito o orçamento. Neste caso é um investimento da concessionária que tem retorno a médio ou longo prazo. Em algumas cidades, a tecnologia já está sendo exigida e as concessionárias tem prazo para implementar.

Desafios

  • O sistema permite ampliar a eficiência na gestão da iluminação pública.

Motivação

Desde 2003, a prefeitura de Joinville adotou um novo modelo de gestão da lP quando abriu processo licitatório para a contratação de um novo consórcio: o SQE Luz – Sadenco / Quantum / Enerconsult. Neste processo, a gestão integrada foi adotada como novo modelo de gestão da iluminação pública.

Contexto

Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina com aproximadamente 590.000 habitantes, segundo dados do IBGE de 2019 e, de acordo com a Revista Lume, possui cerca de 50 mil postes de luz. Seu IDH é de 0,809, o que coloca a cidade como 21ª no ranqueamento nacional. Também é o um dos maiores polos industriais da Região Sul, onde baseiam-se inúmeras indústrias de relevância nacional, com um destaque para o setor metalúrgico (Lima, 2019). Soma-se a este contexto o grande apelo turístico da região que fica localizada ao norte do estado com 1.126,106 quilômetros quadrados. É uma cidade plana, situada ao lado da Bahia da Babitonga. A solução de telegestão é mais comumente utilizada nas redes de iluminação pública, em escala urbana, o que requer o envolvimento direto da concessionária responsável pela manutenção e gestão da iluminação pública. No caso de Joinville, a concessão é de SQE Luz, um consórcio de duas empresas que administra a iluminação pública da cidade. É a concessionária que contrata os serviços de telegestão. A Prefeitura pode exigir no edital de contratação da concessionária que a mesma tenha este serviço aplicado. A tecnologia aplicada em alguns municípios se mostrou de alta eficiência, permitindo monitoramento remoto, diminuição de custo para as concessionárias, aumento da eficiência energética, entre outros fatores positivos. Além disso, há uma tendência de regulamentação nos municípios que poderão passar a exigir a telegestão das concessionárias em seus processos licitatórios.