Estudos
Telegestão em iluminação pública - Smart Green
Energia
Telegestão de iluminação pública
Brasil
Santa Catarina(SC)
Metodologia
A tecnologia de telegestão é um sensor aplicado nos postes de iluminação pública que remete a informação do status do poste para um concentrador. É necessário o uso de um concentrador a cada 500 postes, aproximadamente. O concentrador (COO) se comunica com a rede 3G, 4G, Adsl ou Fibra e remete a informação para a nuvem e, posteriormente, para um centro de controle. No centro de controle é feita a gestão da informação recebida. A telegestão da Smart Green possui um sistema legado, ou seja, se integra a qualquer outro sistema existente nas Prefeituras. Também permite conexão com a área de cobrança das concessionárias, o que tem impactado diretamente na inadimplência.
Implementação
Atores
Prefeitura de Joinville
Governamental (de cima para baixo)
Concessionária SQE Luz
Institucional/Privada
Smart Green
Institucional/Privada
Governança
Em Joinville a contratação do sistema de telegestão da Smart Green se deu por meio da concessionária SQE Luz - Sadenco / Quantum / Enerconsult, responsável pela gestão da iluminação pública na cidade. A base de dados e o controle em geral das informações fica com a equipe Smart Green no escritório de Curitiba. Problemas identificados nos equipamentos são de responsabilidade da Smart Green e manutenções, como troca de LED, são de responsabilidade da SQE Luz.
Público-alvo
Neste caso existem dois atores que se beneficiam desta solução: a concessionária que passa a ter um equipamento de gestão de última geração e com isso tem redução em despesas de manutenção e redução da inadimplência; a comunidade que tem uma garantia maior de que a iluminação está adequada e em boas condições e que, em caso de falha, terá correção imediata.
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