Artigo Estudos de Caso

Telegestão em iluminação pública - Smart Green

Metodologia

Energia

Telegestão de iluminação pública

Brasil

Santa Catarina(SC)

Metodologia

A tecnologia de telegestão é um sensor aplicado nos postes de iluminação pública que remete a informação do status do poste para um concentrador. É necessário o uso de um concentrador a cada 500 postes, aproximadamente. O concentrador (COO) se comunica com a rede 3G, 4G, Adsl ou Fibra e remete a informação para a nuvem e, posteriormente, para um centro de controle. No centro de controle é feita a gestão da informação recebida. A telegestão da Smart Green possui um sistema legado, ou seja, se integra a qualquer outro sistema existente nas Prefeituras. Também permite conexão com a área de cobrança das concessionárias, o que tem impactado diretamente na inadimplência.

Implementação

Atores

Prefeitura de Joinville

Governamental (de cima para baixo)

Concessionária SQE Luz

Institucional/Privada

Smart Green

Institucional/Privada

Governança

Em Joinville a contratação do sistema de telegestão da Smart Green se deu por meio da concessionária SQE Luz - Sadenco / Quantum / Enerconsult, responsável pela gestão da iluminação pública na cidade. A base de dados e o controle em geral das informações fica com a equipe Smart Green no escritório de Curitiba. Problemas identificados nos equipamentos são de responsabilidade da Smart Green e manutenções, como troca de LED, são de responsabilidade da SQE Luz.

Público-alvo

Neste caso existem dois atores que se beneficiam desta solução: a concessionária que passa a ter um equipamento de gestão de última geração e com isso tem redução em despesas de manutenção e redução da inadimplência; a comunidade que tem uma garantia maior de que a iluminação está adequada e em boas condições e que, em caso de falha, terá correção imediata.