Artigo Estudos de Caso

Telhado verde em pontos de ônibus (Bee Stops) - Países Baixos

Metodologia

Ambiente Construído

Telhado verde para edificações

Holanda

Utrecht()

Na Holanda foram construídos 316 pontos de ônibus com telhados verdes, denominados de Bee Stops. O projeto foi implementado na cidade de Utrecht e tinha como objetivo principal atrair vários tipos de abelhas e polinizadores, além de melhorar a qualidade do ar e contribuir para a diminuição da temperatura. Os pontos de ônibus foram revestidos com plantas suculentas da espécie Sedum por serem de baixa manutenção e não exigirem tanta água. Os pontos de ônibus de Utrecht também são iluminados com LED e possuem bancos de bambu. A prefeitura da cidade ainda dá incentivo a moradores que queiram implementar telhados verdes em suas próprias casas.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Segundo a prefeitura de Utrecht, os gastos não recaíram sobre os cofres públicos, pois a instalação dos telhados foi feita pela concessionária com recursos advindos das publicidades dos próprios pontos de ônibus.

Desafios

  • Toda a solução foi desenvolvida levando em conta a economia circular, com piso reciclado, energia solar etc.

  • A solução contribui diretamente com a biodiversidade, qualidade do meio ambiente e redução de GEE.

  • A iniciativa contribui para manter a qualidade do ar.

Motivação

Os tetos verdes contribuem de diversas formas no equilíbrio dos ecossistemas locais. Eles permitem o armazenamento da água da chuva, reduzem a poluição pelo sequestro de carbono, fornecem proteção térmica e acústica, limpam a poeira fina do ar e contribuem para a biodiversidade. Em alguns casos, são espaços para insetos polinizadores. Todos estes fatores contribuem diretamente para a geração de um ambiente saudável para todos, mais agradável e de bem-estar.

Contexto

Mais da metade da população do mundo já vive em áreas urbanas. Isto representa 3,5 bilhões de pessoas e um imenso impacto para a urbanização das cidades devido, por exemplo, ao aumento do consumo de energia e água e das emissões. As estimativas da Organização das Nações Unidas - ONU para 2050 é de que 70% da população global habitará espaços urbanos, pressionando, ainda mais, movimentos em direção à crescente e acelerada urbanização (United Nations, 2020). Desta maneira, as cidades precisam se adaptar rapidamente para se tornarem espaços com capacidade de absorver este grande número de pessoas e mantendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos. A cidade holandesa Utrecht, localizada a 40 km de Amsterdam, conta com cerca de 350 mil habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa da província, que leva o mesmo nome. É uma cidade de clima temperado. Fica localizada no centro do país e, por isso, tornou-se um hub para o transporte da região. Possui 160.000 árvores e em 2018 9,5% dos telhados das casas possuíam painéis solares (City of Utrecht, 2020b). Uma parte não muito grande da economia vem da indústria, mas a maior parte se deve a grandes instituições localizadas na cidade como a ProRail, Raboban e a reconhecida Univesidade de Utrecht. Também é um dos centros culturais da Holanda, ficando atrás apenas de Amsterdam. O projeto dos tetos verdes nos pontos de ônibus de Utrecht tem a intenção clara de criar um ambiente adequado às abelhas, espécie que vem desaparecendo em certas localidades e extremamente importante para a biodiversidade, graças à sua capacidade de polinização. A cidade também está realizando uma série de iniciativas para se tornar uma das cidades mais sustentáveis do mundo. Além dos pontos de ônibus com teto verde, há outros 96 pontos com painel de energia solar e com a base feita de concreto reciclado. Na estação central de trens estão construindo o maior bicicletário do mundo, com espaço para 12.500 bicicletas (City of Utrecht, 2020a). Há ainda o projeto de substituição dos ônibus a diesel pelos de motor elétrico que são abastecidos sobretudo com energia eólica dos moinhos de vento. Até 2028, a cidade pretende ter integralmente o transporte público livre de emissões de carbono (City of Utrecht, 2020a).