Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O aumento da área vegetada e de solos vivos no ambiente urbano contribui para a retirada de gás carbônico da atmosfera, pois a vegetação captura e armazena carbono por meio da realização da fotossíntese. Além disso, ao reduzir as temperaturas médias nas cidades, a instalação de tetos verdes também contribui para redução de consumo de energia que possui como finalidade a climatização de ambientes internos dos edifícios. Assim, caso a fonte de energia não seja limpa, a solução também pode favorecer a redução da emissão de GEE.
Teto ou telhado verde consiste na implantação de sistemas construtivos com cobertura vegetal sobre lajes e telhados, cujo objetivo é mitigar os impactos da impermeabilização do solo e da perda de cobertura vegetal no ambiente urbano. Mais do que isso, melhora o desempenho térmico das edificações, que pode ser traduzida em redução no consumo de energia para climatização. Ainda no que se refere aos benefícios oriundos da adoção da solução em ambiente urbano, pode-se destacar: a recuperação das funções de paisagem; eventual redução de ruídos dentro da edificação; redução do escoamento superficial com redução e retardo da entrada de água no sistema de drenagem; captação de águas das chuvas em sistemas mais sofisticados, que coletam e reservam água para reuso; tratamento de águas pluviais; e redução das emissões da geração elétrica em face à eficientização da climatização das construções. Assim, para além dos benefícios locais, os telhados verdes contribuem ainda para a mitigação dos efeitos das ilhas de calor, captura de carbono e abrigo da biodiversidade.
O Problema
Um dos maiores problemas das cidades é a formação das ilhas de calor, que ocorre com a mudança do uso e cobertura do solo local. As construções (edificações e pavimentações), especialmente por conta da infraestrutura cinza - oriunda da utilização intensiva de materiais como concreto e aço - intensificam as temperaturas registradas no ambiente urbano. Além disso, a impermeabilização do solo urbano por edificações contribui para a ocorrência de alagamentos, enchentes e inundações. A presente solução visa endereçar esta problemática, por meio da soluções que minimizam a formação de ilhas de calor, com cobenefícios ambientais, energéticos, ecossistêmicos e econômicos.
Compartilhe: