Estudos
Telhas ecológicas Onduline: Centro de Cultura Max Feffer - Brasil
Ambiente Construído
Telhas ecológicas em papel reciclado
Brasil
São Paulo(SP)
O Centro Cultural Max Feffer foi uma iniciativa do Projeto Pardinho, idealizado pelo Instituto Jatobás em parceria com o Instituto EcoAnima, cujo objetivo é implantar um modelo de desenvolvimento sustentável na cidade de Pardinho, SP. O centro de cultura foi implantado em uma praça cedida pela prefeitura e aberto à população e abriga funções de atividades comunitárias, entretenimento e aprendizado. O projeto, visando a obtenção da certificação Leed, foi pautado na integração do máximo possível de soluções sustentáveis - como, por exemplo, soluções de baixo consumo de água e de energia elétrica, tratamento de esgoto, aproveitamento de materiais reciclados e utilização de técnicas construtivas sustentáveis. A construção da estrutura foi realizada em madeira de reflorestamento de eucalipto; sua cobertura foi realizada em bambu, sobre o qual foram utilizadas telhas ecológicas em papel reciclado, fabricadas pela empresa Onduline.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O projeto e a construção do Centro Cultural Max Feffer foram financiados pelo Instituto Jatobás e pelo Instituto EcoAnima, por meio do Projeto Pardinho.
Desafios
-
Evitando a utilização de telhas feitas em materiais cuja extração e produção emitem gases de efeito estufa no meio ambiente.
-
A reutilização do papel - ao invés de descarte como resíduo - o reinsere na cadeia produtiva, em consumo circular.
-
Pela utilização de papel reciclado como material construtivo - estimulando, assim, sua reciclagem ao invés de descarte.
Contexto
O projeto para o Centro Cultural Max Feffer foi implantado em Pardinho, uma cidade de 5,5 mil habitantes situada 184 quilômetros a oeste de São Paulo. A cidade é visada como potencial para o desenvolvimento sustentável; de alto IDH (principalmente relativo aos índices de educação e longevidade), o município se situa em uma área de nascentes que fazem parte do aquífero Guarani, significativa reserva mundial de água potável.
Compartilhe: