Artigo Estudos de Caso

Telhas ecológicas Onduline: Centro de Cultura Max Feffer - Brasil

Metodologia

Ambiente Construído

Telhas ecológicas em papel reciclado

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

O processo de fabricação das telhas ecológicas em papel reciclado da empresa consiste nos seguintes passos: 1. O papel chega à fábrica por meio de cooperativas de catadores de papel para reciclagem e é armazenado em silos; 2. Corte do papel em tiras ou pequenos pedaços; 3. As tiras são analisadas pelo tipo e, a partir de amostras, são feitos testes laboratoriais para garantir a qualidade do material; 4. Os resíduos recicláveis aprovados nos testes laboratoriais são levados a um grande misturador e dissolvidos com água quente; 5. Trituração e mistura do material no interior da batedeira, que é realizada mecanicamente; as fibras de celulose são centrifugadas para extrair as impurezas e o excesso de água, que é reutilizada em circuito fechado; 6. Após homogeneizada, a massa de fibra vegetal é levada para uma esteira, onde toda a água é retirada e recuperada. O objetivo é formar uma manta de papel de espessura regular; 7. As fibras vegetais recebem a resina e os pigmentos que darão cor às telhas; 8. A manta, ainda úmida, é levada para moldagem e corte, definindo as dimensões e a amplitude da onda da telha; 9. Após cortadas, as telhas são levadas para secagem ao ar livre; 10. Após secas, as telhas recebem um banho de betume a uma temperatura acima de 100 ºC, para impermeabilizá-la e torná-la mais resistente e com maior isolamento acústico; 11. Realização de testes de resistência mecânica.

Implementação

Atores

Empresa Onduline

Institucional/Privada

Escritório Amima Arquitetura

Institucional/Privada

Instituto Jatobás

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Instituto EcoAnimas

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

O centro cultural foi idealizado e financiado, por meio do Projeto Pardinho, pelo Instituto Jatobás em parceria com o Instituto EcoAnima - que são, respectivamente, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e uma Organização Não-Governamental, cujos objetivos são fomentar o desenvolvimento sustentável. O projeto arquitetônico foi realizado pela escritório Amima Arquitetura; as telhas ecológicas em papel reciclado foram fabricadas e instaladas pela empresa Onduline, especializada na área.

Público-alvo

O público atingido pelo Centro Cultural Max Feffer é a população local da cidade de Pardinho, que pode utilizar e usufruir das atividades ocorridas dentro da edificação todos os dias, o dia inteiro.

Elementos de Replicabilidade

Estabelecimento de relação entre as fábricas de telhas ecológicas em papel reciclado e cooperativas de catadores de papel, a fim de criar um auxílio mútuo.

Para a fabricação das telhas, é preferível que a implantação da fábrica seja realizada em um local de clima relativamente seco, a fim de otimizar a produção.

É preferível que, ao criar novas fábricas de telhas ecológicas em papel reciclado, estas sejam implantadas em locais afastados de áreas residenciais, devido ao odor emitido no processo de impermeabilização das telhas.