Artigo Estudos de Caso

Teto Verde Favela

Metodologia

Ambiente Construído

Telhado verde para edificações

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Resultados e Impactos

De acordo com Silva (2016), diversos benefícios socioambientais foram alcançados a partir do desenvolvimento desta solução, tais como: Benefícios ambientais e ecossistêmicos; Redução na temperatura da superfície interna do telhado de aproximadamente 11°C, em comparação com o controle sem vegetação; Aumento da biodiversidade local; Redução do escoamento das águas pluviais em escala da residência; Moderação dos contaminantes no ar e nas águas da chuva; Disseminação de técnicas de telhado e parede verde para melhoria da ambiência, saúde e bem-estar dos moradores; Redução no gasto com energia para amenizar a temperatura interna, entre outros. Se aplicados em escala, esses sistemas podem reduzir a pressão na infraestrutura de drenagem da cidade, reduzindo os custos de manutenção e necessidade implantação de obras de engenharia pesada.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não foram identificados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

O calor extremo limita a diversidade de espécie de plantas que podem ser implementadas. Além disso, como geralmente o telhado está em regiões altas, o risco de queda é alto e o mesmo acontece nos momentos de possíveis manutenções. Além disso, pode ocorrer no início um bloqueio por parte do morador na aceitação da colocação de plantas no telhado, devido à baixa disseminação e o desconhecimento desse tipo de técnica (Yunus Socialbusiness, 2021).

Lições aprendidas

Tetos verdes podem e devem ser implantados em favelas para reduzir as temperaturas internas das moradias, reduzir as ICU e o escoamento superficial. Se aplicados em escala, podem melhorar sensivelmente a qualidade de vida nas favelas.