Artigo Estudos de Caso

Tratamento de esgoto e reúso de água no Cedar Springs Apartaments, Califórnia (EUA)

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Estados Unidos

Califórnia()

Um dos grandes desafios para eco-condomínios é a utilização do reúso de águas cinza que seja eficiente, de baixo custo operacional, baixo consumo de energia e que resulte em um elevado grau de efluente tratado que possa ser reutilizado. De acordo com Orenco, 2018, os proprietários das unidades de apartamento no Cedar Springs Apartaments em La Verne, Califórnia, adotaram práticas sustentáveis em suas residências, recebendo em 2018 o prêmio do primeiro complexo de apartamentos totalmente sustentável dos Estados Unidos. Para tanto, foram adotadas medidas descentralizadas de tratamento de efluentes e águas cinzas, baseadas em sistemas em biofiltros de leito suspensos com elevado controle de vazão.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Não foi informado o valor investido. No entanto, entende-se que a instalação de sistemas como esses possui um ganho ambiental e social muito elevado, mesmo sendo onerosos.

Desafios

  • Tratamento de água cinza a nível terciário com UV e Ozônio.

Contexto

O Cedar Springs Apartaments é um complexo de apartamentos residenciais projetado com preocupação ecológica e que, para tanto, buscou uma solução para tratamento de água cinza conhecida como AdvenTen AX-MAX. Este método consiste em sistemas de tratamento terciário de esgoto com biorreatores anaeróbios-aeróbios de leito fixo com desinfecção por UV e Ozônio da empresa ORENCO (AdvenTen AX-MAX, Orenco).