Estudos
Usina fotovoltaica flutuante em Curitiba (PR)
Energia
Geração de energia solar fotovoltaica em lagos, lagoas ou reservatórios de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)
Brasil
Paraná(PR)
Fatores de Sucesso
Sociais
A usina flutuante auxilia na melhora do tratamento da água em reservatórios onde foi instalada, o que é um ganho para a população em geral, que passa a desfrutar de melhor qualidade da água dos reservatórios. Os painéis, quando instalados na água, sofrem uma redução de temperatura pelo arrefecimento causado pelo contato com a água, o que produz ainda, de certa forma, uma vantagem comercial na economia de aquisição de um terreno para a usina.
Ambientais
Uma usina fotovoltaica flutuante produz energia limpa e renovável e ajuda a reduzir a evaporação de água dos reservatórios. A instalação da usina reduz o crescimento de algas na reserva. Como as algas se reproduzem muito rápido e prejudicam o funcionamento do tratamento da água, os módulos na água reduzem a exposição das algas à luz do sol, impactando seu processo de fotossíntese e, consequentemente, sua reprodução.
Econômicos
Como citado anteriormente, usinas flutuantes permitem que terrenos sejam alocados para outras atividades econômicas, tais como agricultura e indústria.
Fatores de Fracasso
A usina produz baixa geração de energia para o local. No entanto, além da geração de energia, a ideia é levantar dados para futuros investimentos.
Fatores de Risco
O processo de ancoragem pode ser um problema em tempos de estiagem. Outro fator é o constante contato da estrutura metálica com a água, o que pode aumentar a corrosão da estrutura metálica. Em comparação com uma usina em solo, a usina flutuante tem maior custo de instalação e manutenção. Para a comunidade, gera o impeditivo de realização de pesca, navegação e recreação.
Compartilhe: