Artigo Estudos de Caso

VAMO - Veículos Alternativos para Mobilidade

Metodologia

Mobilidade

Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Brasil

Ceará(CE)

Metodologia

Para o desenvolvimento do VAMo foram desenvolvidas as seguintes atividades: 1. Ideia e elaboração de estudos 2. Formalização 3. Submissão de propostas 4. Contratação 5. Definição da área de cobertura: preferencialmente em áreas de considerável densidade populacional e de uso misto do solo, com comércio, residências, lazer, serviços, estudos, cultura, turismo, etc; em áreas com extensão suficiente para ter várias origens e destinos de viagens; preferencialmente em áreas próximas à rede dos diversos sistemas de transporte público existentes, tais como Metrô, VLT e ônibus; e/ou próximas a extensos espaços públicos, a parques e a grandes equipamentos culturais, turísticos, educacionais, que funcionem como polo de atração de viagens. 6. Definição do plano-piloto: fase de demonstração do sistema, onde três veículos 100% elétricos percorreram diversas áreas da cidade em uma estação itinerante em potenciais locais de implantação das estações de compartilhamento. O propósito dessa fase foi ofertar um período de apresentação aos usuários, familiarizando-os ao funcionamento do sistema, possibilitando a realização de pré-cadastro e test-drive dos carros elétricos. 7. Definição de plano de ação (em três etapas): 7.1. Demonstração - repetição da experiência do piloto, com aperfeiçoamento de medidas. 7.2. Operação assistida - ampliação do número de veículos para sete carros elétricos, distribuídos em cinco estações implementadas permanentemente. O objetivo desta fase foi iniciar a operação do sistema dando a necessária atenção aos usuários, dada a complexidade e a magnitude do projeto. 7.3. Operação completa - ampliação do número de veículos 20 carros elétricos, distribuídos em 12 estações espalhadas pela cidade. 8. Monitoramento da dinâmica do sistema durante os primeiros seis meses com o objetivo de verificar se há a necessidade de realocação para melhorar o desempenho do sistema.

Implementação

Atores

PREFEITURA DE FORTALEZA - Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos

Governamental (de cima para baixo)

Sertell Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana LTDA

Público-Privada

HAPVIDA Assistência Médica LTDA

Institucional/Privada

Mobilicidade Tecnologia LTDA

Institucional/Privada

Governança

A iniciativa e gerência fica a cargo da Prefeitura de Fortaleza que, articulada a uma parceria pública-privada, concede o direito de exploração do serviço à iniciativa privada, tal como discriminado abaixo.

Público-alvo

Pessoas acima de 18 de anos de idade que possuam carteira de habilitação (CNH) e comprovante de residência.

Elementos de Replicabilidade

Formação de parcerias entre a prefeitura com empresas com fins de patrocínio e operação do sistema

Realização de diagnóstico sobre as condições de mobilidade no local a ser implantado o sistema, identificando pontos fracos e carências de modo a justificar o investimento

Estabelecimento de diretrizes de fidelização do sistema através de campanhas publicitárias e benefícios de integração modal, bilhete único etc.