Artigo Estudos de Caso

Vidros low-e aplicados na fachada do Global Tecnopuc (PUC-RS)

Metodologia

Ambiente Construído

Vidros Low-e

Brasil

Rio Grande do Sul(RS)

Metodologia

O projeto foi elaborado e criado pela arquiteta Eliane Salvi da Divisão de Engenharia e Arquitetura da PUCRS e processado pela Vidroforte Industria e Comercio de Vidros Ltda. Como existem diferentes processos de fabricação, foi orientado a PUC RS consultar o fornecedor do vidro (Guardian Glass) acerca dos cuidados necessários para instalação e manutenção. De acordo com Scapolan, é necessário que os processos de armazenamento e limpeza sejam rigorosamente atendidos para assegurar a qualidade. A área de estocagem dos vidros deve estar limpa, seca e arejada, além de protegida contra poeira, sol e chuva. Após esse cuidado logístico, a instalação foi feita por uma equipe treinada para evitar erros na instalação, gerando resultados de economia logo após sua finalização. No pós-obra deve-se atentar para a manutenção, a qual pode ser feita com um pano ou esponja macia, utilizando detergente neutro solúvel em água, limpa-vidros ou água. (AECWEB, 2019)

Implementação

Atores

PUCRS

Institucional/Privada

União

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Durante a construção do Global Tecnopuc, o parque tecnológico preparava uma transição do modelo de gestão e de governança inspirada na atuação corporativa. O Parque se preparava para uma nova etapa de desenvolvimento, em que novos desafios surgem no horizonte, como o capital de risco, as aceleradoras e o coworking. Essa mudança recebeu aval da mantenedora da PUCRS. Atualmente, há dois níveis de gestão: os conselhos consultivo e de gestão e uma diretoria executiva. O novo modelo, inspirado por cases de governança típicos de companhias privadas, mira a proximidade com fluxos de capitais investidores que podem enxergar no ecossistema startups e spin-offs. O conselho consultivo será composto por membros da sociedade, regido pelo conceito da tríplice hélice.

Público-alvo

Comunidade acadêmica e mercados de promoção de novas tecnologias

Elementos de Replicabilidade

Em projetos de ampla permanência, como edifícios corporativos, de escritório ou ambientes de estudo, a aplicação de vidros com película low-e já se mostra viável em todas as regiões do país, devido a economia com refrigeração e luz indireta.

Deve-se calcular o tamanho da pele de vidro da edificação e sua posição em relação a orientação solar para maximizar os resultados e aumentar a margem de economia elétrica, gerando uma taxa de retorno do investimento em curto prazo.