Artigo Estudos de Caso

Warka Water: Warka Tower

Metodologia

Ambiente Construído

Estruturas em bambu para coleta da água atmosférica

Etiópia

Região das Nações, Nacionalidades e Povos do Sul()

Resultados e Impactos

A Warka Tower coleta, por dia, uma média de 50 a 100 litros de água, a depender das variações climáticas. Os impactos sociais do acesso à água potável são diversos: melhora na saúde da população, possibilidade maior para práticas de plantio e, consequentemente, maior acesso à comida, possibilidade dada a mulheres e crianças de realizarem outros tipos de atividades ao invés de se deslocarem quilômetros para coletar água. Além disso, o treinamento e processo construtivo realizado pela comunidade local os capacita profissionalmente, abrindo possibilidades de trabalho e geração de renda.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

O projeto, até então, ainda não apresentou fatores de fracasso consideráveis, devido ao pouco tempo de observação que obteve.

Fatores de Risco

A leveza da estrutura de bambu pode prejudicar sua resistência às intempéries, deixando-a instável, caso a torre não esteja correta e firmemente fixada ao solo. Além disso, o sucesso do Warka Water é altamente dependente das condições climáticas locais, cujas variações são imprevisíveis a longo prazo, colocando em risco a eficácia do sistema de coleta.

Lições aprendidas

As experiências e pesquisas realizadas demonstram que a aplicação do Warka Tower é altamente recomendável para locais de clima semiárido, de difícil acesso à água potável, pois a captação da água da atmosfera retira a necessidade da proximidade a cursos d'água. Além disso, é recomendável para comunidades de baixas condições socioeconômicas, pois é uma técnica de baixo custo e bastante acessível. Além disso, é recomendável que a estrutura passe por manutenções apropriadas e frequentes, pois também foi demonstrado que isso amplia a eficiência e os resultados de coleta de água do sistema.