Estudos
Wetlands na fábrica da General Motors em Joinville - SC
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Estações Ecológicas de Tratamento de Esgoto
Brasil
Santa Catarina(SC)
A fábrica da General Motors em Joinville, no estado de Santa Catarina, foi inaugurada em 2013 e é considerada referência global em sustentabilidade e preservação ambiental. A fábrica ocupa uma área total de 500 mil m² e, aproximadamente, 200 mil m² da área foram destinados à preservação ambiental. Entre as várias ações tomadas para compor a preservação ambiental está o tratamento de esgotos por meio de wetlands (jardins filtrantes), sistema altamente sustentável no tratamento de esgotos, que dispensa a utilização de produtos químicos, usando vegetação adaptada ao local e integrada à paisagem. O sistema tem baixo consumo de energia, remove 90% dos poluentes e reduz a geração de resíduos sólidos. O projeto foi implantado numa área de 650 m² do total de 3.500 m² que são ocupados pelo sistema de tratamento e efluentes, na área fabril.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Desafios
-
Os wetlands transformam a água contida no sistema de esgoto em água reutilizável, num processo natural, sem o uso de produtos químicos.
Motivação
"O objetivo principal do nosso projeto em Joinville consiste em termos um processo construtivo que respeite o meio ambiente e, por isso, a nova unidade incorpora um conjunto de sistemas pioneiros nas áreas de eficiência energética e de proteção ao meio ambiente”, destaca José Eugenio Pinheiro, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul (2013). Ele acrescenta que a empresa “tem muito orgulho em implementar um conjunto de tecnologias inovadoras, que fazem parte de uma fábrica sustentável".
Contexto
A cidade de Joinville possui excelente infraestrutura e mão-de-obra bastante qualificada, conta com a proximidade de cinco portos no estado de Santa Catarina, o que facilita a logística de qualquer produto ou negócio. É a maior cidade do estado, à frente da capital Florianópolis, e é a terceira mais populosa cidade da Região Sul do Brasil. Possui um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (0,809) entre os municípios brasileiros, ocupando a 21ª posição nacional (IBGE, 2019). É cortada por várias rodovias e linha férreas que fez com que se tornasse o 3º maior polo industrial da Região Sul do Brasil. O setor de serviços tem sua importância na economia, mas a indústria continua sendo o principal vetor da economia com grandes conglomerados do setor metalmecânico, químico, plásticos, têxtil e de desenvolvimento de software.
Compartilhe: