Estudos
Zona 30 e Segurança de Trânsito em Londres - Inglaterra
Mobilidade
Medidas de acalmamento do trânsito
Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
UK()
A solução instituiu medidas de acalmamento do trânsito (canteiros, floreiras, estreitamentos, prolongamentos de calçada em esquinas, etc.) nas ruas londrinas a partir da instituição da redução da velocidade máxima para circulação de veículos de até 30km/h (ou 20 milhas por hora) em determinados logradouros. A primeira zona 20 de Londres foi introduzida em 1991. Uma mudança legislativa em 1999 permitiu que as autoridades locais implementassem zonas 30 sem aprovação especial do governo central. Com menos restrições, o número de zonas em Londres cresceu, chegando a 399 em 2007/08.
Custo para Implementação
Informação não disponível
As zonas de 30 de Londres obtêm financiamento do próprio TfL, que viabiliza algumas zonas através do processo de Plano de Implementação Local. Os planos devem detalhar como cada subprefeitura implementará a estratégia de transporte do prefeito em sua área. A TfL aumentou o orçamento para as Zonas 30 de £ 9 milhões em 2005/06 para £ 10,5 milhões em 2007/08. A TfL financia Zonas 30 através da London Road Safety Unit (LRSU). O financiamento é alocado com base nas reduções previstas em colisões em áreas com histórico de colisões relatadas. Os esquemas são classificados pela Taxa de Retorno do Primeiro Ano, que é calculada usando economias de custos de colisões impedidas. Ao decidir entre dois esquemas com classificações semelhantes, a TfL usou recentemente a classificação de Índice de Privação Múltipla (IMD) para priorizar áreas mais carentes.
Desafios
-
A solução permite o maior acesso de pedestres ao implementar, além das medidas de segurança, infraestrutura e mobiliário urbano para pedestres.
Contexto
A cidade de Londres possui um patrimônio reconhecido mundialmente, por isso é um destino turístico muito procurado, o que gera um enorme fluxo de pessoas pelas ruas, especialmente pedestres. A autoridade municipal prevê que população provavelmente continuará crescendo na década de 2020. Uma da principais mudanças demográficas previstas para as próximas décadas é o aumento da população com idade acima dos 90 anos, colocando novos desafios para o planejamento urbano, que, agora, deve atender às necessidades de uma população que está envelhecendo. A população da cidade, que já é bastante diversa, deve continuar se diversificando. Espera-se que as comunidades étnicas negras, asiáticas e outras minorias cresçam fortemente como resultado do crescimento natural e migração contínua do exterior. Previsões apontam que, em 2036, mais doze bairros de Londres provavelmente terão a maioria de sua população desses grupos. Em relação às mudanças climáticas, o Governo do Reino Unido prevê que Londres poderia ver um aumento na temperatura média de 2,7 graus, um aumento na precipitação média de 15% e uma queda na precipitação média de 18% em relação ao período 1961-1990. As taxas de pobreza de renda para crianças, adultos em idade ativa e aposentados são mais altas em Londres do que em outras partes do Reino Unido. Um quarto dos adultos em idade ativa e 41 por cento das crianças estão na pobreza. A pobreza está particularmente concentrada em agregados familiares com crianças dependentes (pessoas em idade ativa sem filhos têm taxas de pobreza semelhantes às do resto do país). A privação também está concentrada entre os negros, asiáticos e minorias étnicas e portadores de deficiência. Como resultado, é crescentemente uma cidade polarizada socialmente. Quanto à segurança no trânsito, foco específico dessa solução, embora Londres tenha visto uma redução nas colisões desde os anos 80, o número de mortos e feridos ainda é muito grande. A solução, que visa reduzir o congestionamento do tráfego e aumentar a segurança, aumentando o transporte público, a caminhada e o ciclo, está aplicada em um ambiente de constante conflito viário, onde convivem os diferentes tipos de condutores e pedestres. Considerar esse ambiente é essencial para que essa estratégia seja bem-sucedida. Cerca de 28% das colisões ocorrem nos 550 km das principais vias de Londres.
Compartilhe: