Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Pode ser também considerada um mecanismo de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado na medida que o uso desse tipo de veículo perde em velocidade comercial em comparação a meios não-motorizados ou ao transporte público.
A solução consiste na implementação de medidas de acalmamento do trânsito centradas na redução do limite de velocidade para a circulação de veículos de até 30km/h em determinados logradouros, além da instalação de canteiros, floreiras e estreitamentos de vias e prolongamentos de calçada em esquinas. São medidas que visam, ao mesmo tempo, minimizar o risco de ocorrência de colisões e aumentar a atratividade a pedestres.
O Problema
As lesões causadas pelo trânsito constituem um grave problema de saúde pública e são uma das principais causas de mortes e lesões em todo o mundo, provocando custos sociais para indivíduos, famílias e comunidades como também sobrecarregando os serviços de saúde. Entre técnicos e pesquisadores é consenso que a velocidade excessiva é o fator que mais contribui para problemas das lesões causadas pelo trânsito. Quanto maior a velocidade, maior a distância necessária para parar um veículo e, portanto, maior o risco de ocorrer uma colisão, atingindo principalmente os pedestres e, entre eles, os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Nesse contexto, a gestão da velocidade constitui uma ferramenta muito importante para melhorar a segurança no trânsito. Medidas do tipo Zona 30 geram efeitos evidentes sobre o nível de lesões e mortes por acidente de trânsito. Ademais, ao reduzir a atratividade do uso de veículo individual nas áreas aglomeradas, ainda contribuem para a redução emissões de GEE, racionalização do consumo de energia e melhoria da qualidade do ar, também beneficiando a saúde da população.
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