Artigo Soluções

SOCIAL

Medidas de acalmamento do trânsito

Medidas de acalmamento do trânsito

Mobilidade

Segurança

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Pode ser também considerada um mecanismo de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado na medida que o uso desse tipo de veículo perde em velocidade comercial em comparação a meios não-motorizados ou ao transporte público.


A solução consiste na implementação de medidas de acalmamento do trânsito centradas na redução do limite de velocidade para a circulação de veículos de até 30km/h em determinados logradouros, além da instalação de canteiros, floreiras e estreitamentos de vias e prolongamentos de calçada em esquinas. São medidas que visam, ao mesmo tempo, minimizar o risco de ocorrência de colisões e aumentar a atratividade a pedestres.

Zona 30 Acalmamento de tráfego Segurança viária Gestão da velocidade

O Problema

As lesões causadas pelo trânsito constituem um grave problema de saúde pública e são uma das principais causas de mortes e lesões em todo o mundo, provocando custos sociais para indivíduos, famílias e comunidades como também sobrecarregando os serviços de saúde. Entre técnicos e pesquisadores é consenso que a velocidade excessiva é o fator que mais contribui para problemas das lesões causadas pelo trânsito. Quanto maior a velocidade, maior a distância necessária para parar um veículo e, portanto, maior o risco de ocorrer uma colisão, atingindo principalmente os pedestres e, entre eles, os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Nesse contexto, a gestão da velocidade constitui uma ferramenta muito importante para melhorar a segurança no trânsito. Medidas do tipo Zona 30 geram efeitos evidentes sobre o nível de lesões e mortes por acidente de trânsito. Ademais, ao reduzir a atratividade do uso de veículo individual nas áreas aglomeradas, ainda contribuem para a redução emissões de GEE, racionalização do consumo de energia e melhoria da qualidade do ar, também beneficiando a saúde da população.