Estudos
Análise de Tendência de ICE (WQI) Modificado em Corpos Receptores: Estudo de Caso no Distrito Federal, Brasil
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Índice de qualidade para água
Brasil
Distrito Federal(DF)
Para definição do uso da água é essencial que o corpo hídrico possua o enquadramento, ou seja, esteja definido seu uso de acordo com os padrões de qualidade da água pré-estabelecidos. Para auxiliar na comunicação com a população em relação ao uso do recurso hídrico, foi estabelecido pelo Canadian Council of Ministerss of the Environmental Water Quality Index, o índice de Conformidade ao Enquadramento (ICE). O índice indica a situação global do enquadramento, facilitando a comunicação com os diversos usuários. Vale destacar que a adoção de índices facilita as análises de concentrações de parâmetros fisco- químicos e microbiológicos de qualidade da água. Portanto, este estudo de caso apresenta a aplicação do ICE para três pontos do Ribeirão Santo Antônio da Papuda.Vale destacar que estudo de caso foi desenvolvido através da parceria entre a Engenharia Ambiental da UnB e a CAESB, no ano de 2014, com mote de estabelecer um sistema de índice de qualidade da água, que facilite a comunicação com diversos usuários de uma bacia hidrográfica.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Acordo de cooperação entre CAESB e Universidade de Brasília.
Desafios
-
Estabelecimento de Índice de Compatibilidade de Enquadramento permite tomada de decisão rápida entre usuários e gestores dos recursos hídricos. Além de agilizar a forma de entendimento do problema e cenários.
Contexto
O Ribeirão Santo Antonio da Papuda, localizado na bacia hidrográfica do Rio São Bartolomeu, é um corpo receptor classe 3 da ETE São Sebastião, no Distrito Federal. O presente manancial, nasce em uma área de cerrado preservada, no entanto sofre com as atividades antropogênicas, ao atravessar a cidade de São Sebastião.A classificação do corpo receptor é baseada na Resolução CONAMA 357/05 e nas deliberações do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal 001 e 002/2014. Nesta deliberação a partir de parâmetros de qualidade da água ficam estabelecidas as classes dos mananciais e seu enquadramento, onde são apontadas ações de preservação e sustentabilidade do manancial. Para tanto, a fim de facilitar a comunicação entre gestores, usuários dos recursos hídricos e comunidade acadêmica, decidiu-se aplicar o índice de Conformidade ao Enquadramento. Este índice é baseado no Drinking Water Index proposto pela Agencia Ambiental Canadense, e que vem sendo amplamente difundido, por ser possível sua utilização em diferentes cenários, não somente para mananciais como também para água de rede de distribuição.
Compartilhe: