Artigo Estudos de Caso

Análise de Tendência de ICE (WQI) Modificado em Corpos Receptores: Estudo de Caso no Distrito Federal, Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Índice de qualidade para água

Brasil

Distrito Federal(DF)

Resultados e Impactos

O ICE calculado a partir dos parâmetros escolhidos conforme a Resolução CRH no. 2/14, atingiu um valor de 64% a montante do lançamento, indicando que este encontra-se frequentemente em desacordo com os padrões de qualidade da água. O ICE dos pontos a jusante do lançamento da ETE apontaram que a qualidade da água encontra-se deterioradas, o que pode sugerir a existência de cargas poluidoras externas e não objeto do lançamento do efluente tratado. Para tanto, o estudo demonstrou que sobretudo nos pontos após o lançamento, que há uma necessidade de intervenção para preservar a qualidade da água do ribeirão, garantindo sua capacidade de autodepuração, incluindo o aprimoramento das condições de tratamento da ETE, assim como a fiscalização e monitoramento das áreas próximas ao manancial, a fim de garantir a qualidade do corpo hídrico para seus usos estabelecidos.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Apenas adoção do ICE não é suficiente, é necessário em uma gestão dos recursos hídricos, principalmente em corpos diluidores, intervenção por meio de ações que visem preservar a qualidade do ribeirão, garantindo sua capacidade de autodepuração, incluindo o aprimoramento das condições de tratamento da ETE. Assim como, a ampliação da fiscalização e monitoramento das áreas próximas ao curso d’água, a fim de que seja possível garantir a qualidade do corpo d’água adequada aos seus mais diversos usos designados.

Fatores de Risco

Como adoção e desenvolvimento de um índice é um assunto que necessita aprimoramento, como fatores de risco, fazem necessários alguns estudos complementares: cálculo do índice considerando a sazonalidade (período seco/úmido); adaptação de outras variáveis de qualidade de acordo com o objetivo; cálculo de tendência e declinação considerando a subdivisão em trechos da curva ICE resultante; cálculo do ICE considerando cenários de mudança de classes dos corpos receptores.

Lições aprendidas

Importância de adoção de um índice de compatibilização de enquadramento. Necessidade de aprofundamento do estudo. Capacitação de órgãos fiscalizadores e reguladores sobre o assunto.