Artigo Estudos de Caso

Aterro Sanitário em Anápolis (GO)

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Coleta e tratamento de resíduos sólidos por cooperativas de catadores de materiais recicláveis

Brasil

Goiás(GO)

Fatores de Sucesso

Sociais

A substituição do lixão em aterro controlado e, posteriormente, em aterro sanitário possibilitou a melhoria das condições de vida e de trabalho dos catadores. Hoje, eles são organizados em cooperativas e possuem acesso ao trabalho digno e decente. Recebem acompanhamento jurídico e são equipados com Equipamentos de Proteção Individual, o que não acontecia quando o lixão era a forma de destinação dos RSU.

Ambientais

O aterro reduz os riscos e danos causados ao meio ambiente pela má disposição do lixo ao impermeabilizar o solo e coletar o chorume. Além disso, o funcionamento das cooperativas possibilita que os resíduos sejam triados, de maneira que os rejeitos sejam aterrados e a maior quantidade possível de resíduos seja reinserida na cadeira produtiva.

Econômicos

O modelo de operação do aterro traz importantes ganhos econômicos e de eficiência: Os municípios vizinhos que também utilizam o aterro são tratados como grandes geradores, isto é, pagam previamente pela estimativa dos resíduos que destinarão ao aterro naquele determinado mês. Caso haja diferença entre as quantidades estimadas e efetivamente destinadas, o município efetuará o pagamento no mês seguinte.

Fatores de Fracasso Interno

Coleta seletiva cobre cerca de 70% do municipio. Programa Coleta Legal -> consumidor solicita coleta de material eletro eletronicos

Fatores de Fracasso Externo

Não há registro.