Artigo Estudos de Caso

Metodologia

1. O desenvolvimento desta solução está inserido em uma política pública mais ampla de incentivo à mobilidade sustentável, a partir do investimento na estrutura cicloviária e implementação de sistema de bicicletas compartilhadas através de autorização à empresa especializada para instalação, operação e manutenção do sistema. 2. Cabe à autoridade municipal designar órgão competente para a fiscalização do contrato de permissão e fiscalização do serviço executado pela empresa operadora. 3. A operação consiste: a) desenvolvimento, manutenção e suporte ao aplicativo, instalado em smartphones; b) gerenciamento das estações; c) disponibilização e manutenção das bicicletas.

Implementação

Atores

Grupo Tembici

Público-Privada

Banco Itaú

Público-Privada

Prefeitura do Rio de Janeiro

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A implementação desta solução está inserida em processo de desenho de uma política pública mais ampla de incentivo à mobilidade sustentável coordenado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretária de Meio Ambiente e Conservação. Este órgão é também responsável pela elaboração do Plano Cicloviário e pela coordenação de um grupo de trabalho que se ocupa em discutir as questões relacionadas à política cicloviária. A prefeitura também foi a responsável por elaborar o contrato de concessão que autoriza a operação por cinco anos. Atualmente, o Sistema é operado pela M1 TRANSPORTES SUSTENTÁVEIS LTDA. – pessoa jurídica de direito privado localizada na Cidade de São Paulo e integrante do Grupo Tembici. O Banco Itaú Unibanco S.A desempenha o papel de patrocinador de todos os projetos que envolvem o Bike Rio.

Público-alvo

População e visitantes da cidade do Rio de Janeiro; Atualmente existem 950 mil usuários cadastrados.

Elementos de Replicabilidade

Identificação de localidades na cidade com maior demanda de mobilidade para disponibilização das bicicletas.

Integração das estações de bicicleta com os modais de transporte público (ônibus, metrô etc.).

Investimento em infraestrutura cicloviária para viabilizar a utilização das bicicletas por parte da população.

Sensibilização da população para respeito ao ciclista, a fim de fomentar e garantir a segurança do usuário do sistema de compartilhamento de bicicletas.