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BENS E SERVIÇOS

Sistema de compartilhamento de bicicletas com estação

Sistema de compartilhamento de bicicletas com estação

Mobilidade

Mobilidade não-motorizada

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Ao introduzir a bicicleta como modal de transporte público, saudável e não poluente.


A solução é baseada na metodologia de sistema de compartilhamento de bicicletas com estação, que permite que qualquer pessoa retire uma bicicleta em um local e a devolva ao sistema em outro local após a utilização, viabilizando assim o transporte ponto-a-ponto por tração humana. Esse tipo de solução visa introduzir a bicicleta como modo de transporte público, saudável e não poluente. Possui diversos benefícios pois auxilia no combate ao sedentarismo da população, promove a prática de hábitos saudáveis, reduz os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades, além de promover a humanização do ambiente urbano e aumentar responsabilidade social das pessoas.

Infraestrutura cicloviária Sistema de bicicletas compartilhadas Mobilidade não-motorizada

O Problema

Os usos dos chamados "bike sharing systems" se adequam às necessidades das cidade onde estão instaladas, e modificam as realidades sociais significativamente. Em cidades europeias a implantação dos serviços está ligada à oferta de mais de uma opção de transporte. Nas cidades chinesas, esses sistemas tem cumprido o papel de incentivar a retomada do uso da bicicleta, após um intenso processo de motorização individual. Nas grandes cidades brasileiras, o "bike sharing" tem assumido cada vez o papel de transporte complementar ao transporte de massa. Vale destacar que os sistemas de bicicletas compartilhadas são menos comuns em cidades de porte médio. Mas atualmente temos uma maior da difusão das políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte urbano, inclusive nos países em desenvolvimento, e assim mais de 900 sistemas de compartilhamento de bicicletas operam em todo o mundo. Entre os países latino-americanos, o Brasil é onde esses sistemas estão mais presentes, da sua complexidade urbana e sua vastidão territorial. A difusão dessa solução para mobilidade urbana está relacionada a uma série de fatores, tais como as mudanças políticas, ambientais, culturais, econômicas e sociais. O sucesso desses sistemas em cidades com características distintas tem evidenciado a viabilidade desse tipo de sistema enquanto solução para a mobilidade urbana.