Estudos
Brooklyn Grange – Fazendas orgânicas sobre teto em Nova York
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Agricultura urbana
Estados Unidos
Nova York()
A fazenda urbana Brookyn Grange é um exemplo de empreendedorismo contemporâneo sustentável, que emprega um exemplo de solução baseada na natureza, pois transforma lajes em fazendas orgânicas. A primeira foi instalada em 2010 para produzir alimentos orgânicos sobre um teto de 8.000 m² no sétimo andar do Brooklyn Navy Yard. A laje foi recoberta por uma manta impermeável e recebeu substrato com irrigação por gotejamento, foram plantadas inúmeras variedades de alimentos que vendiam para restaurantes locais e que dão preferência para produtos orgânicos produzidos no próprio bairro.Além disto, buscando sustentabilidade e mínimo de entrada de insumos, fechando os ciclos, criam pequenos animais como galinhas que fornecem o esterco que enriquece o composto feito no local. O sucesso foi imediato, e em pouco tempo abriam mais uma fazenda sobre uma outra laje no bairro do Queens, com 5.000m². Hoje são três fazendas sobre teto, com área total de 22.257 m², que produzem mais de 36 toneladas de vegetais por ano. Vendem os produtos orgânicos também para os mercados locais e moradores nas próprias lajes semanalmente. Os espaços têm vistas incríveis de Manhattan, de onde o por do sol é belíssimo. Nesses espaços também promovem visitas e oficinas educativas, promovem aulas de yôga, alugam o espaço para eventos diversos (inclusive casamentos), dentre outros. Também possuem 40 colmeias de abelhas espalhadas por tetos de Nova York, de onde coletam mel.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Não foi identificado.
Desafios
-
O alimento produzido no local do consumo dispensa transporte de longa distância.
-
A fazenda urbana fecha ciclos metabólicos no próprio local, capturando energia, água e compostando resíduos biológicos e transformando em alimentos orgânicos.
-
As lajes produtivas melhoram efetivamente a temperatura interna do edifício nos andares superiores que demandam menos energia para climatização.
-
Alimentos produzidos aonde o consumidor vive dispensa investimento em infraestrutura de transporte de longa distância.
-
Transformou lajes que impactam negativamente a cidade em áreas produtivas, educativas, recreativas, e festivas que promovem coesão social.
-
Possibilita a regeneração do ciclo natural da água da chuva que infiltra, evapotranspira pelas plantas, retornando umidade para o ar.
-
O projeto visa sustentabilidade, reúso e reciclagem são intrínsecos à operação de todos os negócios além da fazenda urbana.
-
Os tetos plantados contribuem para retirar águas do sistema de drenagem, utilizando na irrigação natural do plantio.
-
Fazenda urbana contribui para dar resiliência para cidades, pois a fonte de alimentos está junto com o consumidor, e sobre laje ainda mais, pois contribui para mitigar efeitos de lajes pavimentadas no sistema urbano.
-
Contribui para melhorar a qualidade da água.
-
O Brooklyn Grange oferece múltiplos benefícios para melhorar a qualidade de vida, a saúde e nutrição dos moradores.
-
A fazenda restaurou e conserva múltiplos serviços ecossistêmicos.
-
As fazendas são áreas verdes urbanas.
-
Transformou lajes inúteis em áreas verdes produtivas que podem ser usufruídas pelas pessoas.
-
Promove emprego verde de forma colaborativa.
-
As atividades educativas, o contato direto com a natureza e a produção de comida desenvolvem vocações para atividades fundamentais para a manutenção da vida, formando massa crítica e desenvolvendo a região.
-
O Brooklyn Grange é focado em produção e consumo sustentáveis.
-
O projeto foi desenvolvido por jovens empreendedores que inspiram outros, desenvolvendo habilidade vital que é produzir alimentos e recuperar biodiversidade urbana.
Contexto
O bairro do Brooklyn em Nova York, tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Historicamente é um bairro que atraiu imigrantes, e nas últimas duas décadas têm recebido novos moradores que buscam estar perto de Manhattan, com preços mais acessíveis e usufruir de uma vida mais tranquila.É considerado um bairro da ‘moda’, com pessoas que mais conscientes de seu papel na sociedade, que valorizam os produtos do próprio bairro. Foram feitas muitas renovações, com novos parques que melhoraram consideravelmente a qualidade de vida local. O bairro do Queens está passando por um processo similar ao do Brooklyn devido à gentrificação que ocorre em Manhattan, o que tem levado muitos moradores e negócios inovadores para o bairro. Como em todas as cidades, a maior parte dos tetos são concretados, e com pouco ou nenhum uso.
Compartilhe: