Estudos
Canteiro pluvial em bairro residencial de São Paulo
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Ruas verdes
Brasil
São Paulo(SP)
Metodologia
Para o desenvolvimento do projeto, foi essencial a iniciativa da construtora que possui empreendimentos na rua para melhoria do ambiente urbano. Após a iniciativa, o projeto se desenvolveu a partir dos seguintes passos: .Retirada do asfalto na área contígua às calçadas onde eram vagas de carros, feita pela prefeitura. .Preparo do canteiro com pedras e pedaços do entulho inerte que foi escavado do local, para facilitar a infiltração. .Plantio de espécies nativas adequadas para o local. .Aplicação de placa metálica em “pé-de-galinha” para aumentar a área caminhável da calçada que é estreita. .Envolvimento do síndico do prédio que fica em frente ao terceiro canteiro, e com isso teve a aprovação dos moradores.
Implementação
Atores
Construtura Aurinova
Institucional/Privada
Paisagista Nik Sabey
Institucional/Privada
Síndico de um dos prédios
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Governança
A construtora Aurinova foi responsável pela iniciativa do projeto e por seu financiamento inicial. O projeto para os jardins de chuva foi realizado pelo paisagista em parceria com outros especialistas, como os botânicos Ricardo Cardim e Sérgio Reis. A aprovação do projeto e execução do jardins de chuva por parte dos moradores foi possibilitada pela articulação realizada pelo síndico do prédio que fica em frente ao terceiro canteiro.
Público-alvo
Público em geral.
Elementos de Replicabilidade
Os canteiros pluviais podem ser adaptados e replicados em inúmeras situações.
Aos canteiros pluviais precisam estar abaixo do nível do escoamento das águas.
É preciso saber a grau de permeabilidade do solo para o desenvolvimento adequado do projeto, que pode ser desenvolvido de diversas maneiras.
Um estudo da topografia local é recomendado para que o projeto seja sustentável mesmo em dia de grandes chuvas.
Compartilhe: