Estudos
Cotas Obrigatórias de Energia Renovável no Chile
Energia
Cotas obrigatórias de energia renovável
()
Metodologia
Para alcançar a meta nacional de 20% da geração oriunda de fontes de ERNC a 200 MW, deve ser comprovado que um percentual da eletricidade que vendem tem origem em fontes ERNC. Esta parcela de geração exigida para estas companhias evoluirá anualmente até atingir 20% em 2025. Para contratos assinados entre as companhias de geração e as empresas de distribuição ou usuários finais, no período de 31 de agosto de 2007 a 01 de julho de 2013, a cota obrigatória anual foi fixada em 5% para o período 2010 a 2014, aumentando 0,5% a cada ano a partir de 2015, até atingir 10% em 2024. Os contratos assinados após 1º de julho de 2013 incluem uma cota de 5% obrigatória para 2013, com um aumento anual de 1% a partir de 2014 em diante até atingir 12% em 2020. Após esse período, os aumentos anuais das cotas são fixados em 1,5%, entre 2021 e 2024, e 2%, em 2025, para atingir 20% nesse ano. A legislação chilena também prevê penalidades para as empresas que não cumprirem a cota, bem como um modelo que permite vender o excedente de energia de fontes renováveis não convencionais de um gerador para outros geradores que têm uma obrigação de cota. A penalidade inicial para uma empresa em não conformidade é equivalente a 0,4 unidades fiscais mensais, denominada UTM (Unidad Tributaria Mensual, em espanhol) por cada megawatt de déficit (aproximadamente US$ 30 por megawatt hora [MWh]). A penalidade aumenta para 0,6 UTM para cada megawatt do déficit se a empresa permanece em não conformidade por mais do que três anos.
Implementação
Atores
Governo Federal do Chile
Governamental (de cima para baixo)
Governança
As cotas estabelecidas por lei foram sistematicamente excedidas coletivamente todos os anos (em 300% em 2016). Isto mostra que foi fundamental para o sucesso do mecanismo que as metas fossem levadas a sério e que houvesse o comprometimento de todas as partes envolvidas.
Público-alvo
Em geral, a população do Chile.
Elementos de Replicabilidade
É necessário conhecer as particularidades do sistema elétrico de um país ou região, para entender os mecanismos que podem ser mais bem adaptados em cada contexto. Porém, para que seja possível replicar os resultados obtidos no estudo de caso, é necessário que o poder público esteja disposto a regulamentar e criar leis e penalidades que auxiliem no desenvolvimento de tecnologia que permita a geração de eletricidade a partir de fontes limpas e renováveis.
Compartilhe: