Artigo Estudos de Caso

Metodologia

A ideia para o projeto teve início em 2012 pelo grupo Vejo Projektai. Em 2015 criaram um laboratório para desenvolver o primeiro protótipo sobre uma carroceria existente já com 57% de redução de peso graças as pesquisas feitas com novos materiais. Em 2016 finalizaram um protótipo para teste e em 2019 receberam o certificado EU-wide certificate for passenger transportation. Em 2019 criaram um sistema ultrarrápido de recarga que foi implantado na cidade de Klaipèda – o que permite a recarga dos ônibus em até 10 minutos. Em 2020 os primeiros ônibus começam a operar e um laboratório de R&D foi montado da zona franca de Klaipèda. O Grupo Vejo Projektai recebeu recursos do European Energy Efficiency Fund (EEEF) que se tornou acionário da nova empresa Dancer Mobility. A empresa pública responsável pelo transporte público da cidade, Klaipėdos autobusų parkas, adquiriu recentemente dois ônibus seguindo as diretrizes da União Européia e do Sistema Nacional de Redução da Poluição do Ar. Os mesmos estão em fase de testes e os motoristas estão sendo treinados para utilizá-los. Os ônibus atenderão incialmente uma única rota da cidade. A iniciativa foi possível graças à colaboração entre cientistas, especialistas em energia dos Países Bálticos e as universidades de Kaunas e Klaipèda.

Implementação

Atores

Vejo Projektai

Institucional/Privada

Governança

O projeto é liderado pelo grupo Vejo Projektai e tem o envolvimento de parceiros fornecedores e de universidades responsáveis pelas pesquisas.

Público-alvo

Usuário de transporte público de massa e de transporte compartilhado.