Artigo Estudos de Caso

Estação Tubo em Curitiba

Metodologia

Mobilidade

Elementos adjacentes ao transporte coletivo: Pontos de ônibus

Brasil

Paraná(PR)

Fatores de Sucesso

Sociais

Os seguintes aspectos podem ser considerados fatores de sucesso: pontos de ônibus em boas condições, preservados, seguros, com proteção para intempéries, informações sobre as linhas de ônibus e em alguns casos com wi-fi gratuito; Maior qualidade e conforto agregados ao uso do transporte público de massa, o que pode reduzir o uso individual de veículos, minimizando os impactos na mobilidade das cidades. Mais recentemente, as estações foram modernizadas, sofreram alguns ajustes e ganharam algumas novidades como as Tubotecas, pequenas bibliotecas que funcionam dentro dos tubos. A proposta é compartilhar livros. Você pode deixar um livro que já tenha lido e levar um que queira ler. A iniciativa foi reconhecida e premiada em 2015 no iF Design Award.

Ambientais

Um transporte público de massa efetivo reduz os problemas de mobilidade das cidades e consequentemente contribui para a diminuição do impacto ambiental.

Econômicos

As Estações Tubo de Curitiba já foram replicadas em diversas cidades no mundo e representam uma solução segura e adequada ao transporte de massa, em especial para embarque e desembarque rápido dos passageiros.

Fatores de Fracasso

Depois de anos de uso, vem se questionando alguns aspectos das Estações Tubo como a falta de banheiro para os cobradores; altas temperaturas; dificuldade de acesso para cadeirantes, entre outros.

Fatores de Risco

Dentre os riscos apontados, está a necessidade de realizar estudos de implantação e viabilidade. Além disso, é importante salientar que as estações tubo devem estar integradas a um plano maior de mobilidade urbana, que envolve, por exemplo, o uso de ônibus com rampas de embarque adequadas às estações tubo.