Artigo Estudos de Caso

Frota de ônibus elétricos em Shenzhen

Metodologia

Mobilidade

Ônibus elétrico no transporte de passageiros

China

Shenzhen()

Metodologia

O processo de conversão dos ônibus de diesel para elétrico na cidade de Shenzhen tiveram início em 2008. A operadora de ônibus da cidade de Shenzhen, diferentemente do restante da China, é uma parceria público-privada entre o município e a empresa Lowloon Motor Bus (KMB) de Honk Kong. No restante da China, de uma forma geral, as operadoras são do governo central. Esta relação com a iniciativa privada facilitou os testes, a operação e a implementação da frota elétrica. O desenvolvimento da tecnologia foi feito em conjunto com os fornecedores da bateria. Um contrato adicional com o fornecedor da bateria obriga o mesmo a trocar a bateria quando a porcentagem de carga da mesma cai. Os primeiros veículos para teste saíram em 2010 e começaram a operar em 2011. Em 2017 já eram 5.000 ônibus e em 2018 100% da frota era elétrica (Liang, 2020) O maior desafio era garantir que os ônibus não parassem de funcionar ao longo do trajeto e para isso era necessário criar infraestrutura de recarga ao longo da rota. Isto envolveu diversas negociações como parcerias, desapropriações, entre outros para garantir a infraestrutura necessária à operação dos ônibus. Outro desafio foi adaptar as rotas para a autonomia dos ônibus e alinhar isto ao tempo de recarga de aproximadamente duas horas, período em que os veículos precisam ficar parados. Em geral isto ocorre durante a noite, pois a energia é mais barata. O ciclo de vida dos ônibus elétricos de Shenzhen é de 8 anos. No início, o governo subsidiava 50% do valor dos ônibus e agora este subsídio caiu para 20%. Além dos ônibus todo o ecossistema da frota elétrica também recebe subsídios como: fabricantes, fornecedores e toda parte de infraestrutura (Liang, 2020). Ao todo são 510 estações de carregamento completo e 8 mil postes de recargas de oportunidade ao longo da linha (Bazani, 2017).

Implementação

Atores

Shenzhen Bus Group

Público-Privada

Lowloon Motor Bus (KMB)

Público-Privada

República Popular da China

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A iniciativa foi liderada pela empresa Shenzhen Bus Group que tem participação do município de Shenzhen, uma empresa de transportes de Hong Kong, a Lowloon Motor Bus (KMB) e contou com subsídios do Governo da China.

Público-alvo

Toda a comunidade que se beneficiou da frota elétrica.