Estudos
Gacha Schuttle Bus
Mobilidade
Transporte coletivo autônomo
Finlândia
Espoo()
Fatores de Sucesso
Sociais
Desenvolvido para ampliar a mobilidade urbana e propiciar um serviço tecnológico e acessível para a comunidade. O ambiente interno é espaçoso e foi pensado para promover a interação entre os usuários. Pode atender a chamados individuais por meio do aplicativo e permite que as pessoas identifiquem onde está o veículo por meio do aplicativo. Venceu o Good Design Gold Award 2019. Venceu o Beazley Designs of the Year Award (Transport) do Design Museum London.
Ambientais
É um veículo elétrico que minimiza os impactos no meio ambiente e contribui para uma mobilidade compartilhada e sustentável.
Econômicos
Os veículos autônomos representam uma alternativa eficiente e segura para o transporte, seja ele compartilhado ou de massa. Tem baixa manutenção, grande eficiência energética e não fazem uso de combustível. Evitam acidentes relacionados às falhas humanas, minimizando custos operacionais.
Fatores de Fracasso
O projeto foi lançado em 2019 e está em testes em cidade da Finlândia. Até o momento não foram identificados fatores de fracasso.
Fatores de Risco
Os veículos autônomos vêm sendo testados há algum tempo, mas ainda são alvo de críticas e dúvidas em relação a segurança, uma vez que dependem de sistemas integrados às cidades e legislações específicas que permitam o seu trânsito em meio aos demais veículos.
Compartilhe: