Artigo Estudos de Caso

Gnewt Cargo - logística na última milha em Londres

Metodologia

Mobilidade

Triciclo elétrico para transporte de cargas

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

London()

Metodologia

O desenvolvimento da solução é de origem privada: a primeira empresa de entregas em última milha com o uso de veículos elétricos foi criada em 2008. Em sua fase inicial, o desenvolvimento da solução envolveu a compra de veículos que, posteriormente, foram modificados e transformados em vans elétricas para oferecer o dobro de espaço de carga. Nesse momento também foi fundamental a adoção e aquisição de um software de roteamento e logística multimodal. Em 2017, a empresa foi adquirida pela Menzies Distribution, empresa especialista em logística que atua na distribuição de jornais e revistas. O abastecimento dos veículos é garantido pela EO Charging, um dos principais fabricantes de carregadores de veículos elétricos do Reino Unido, que forneceu a instalação de 40 carregadores inteligentes, sendo considerado a maior instalação de ponto de carga em um único local do país.

Implementação

Atores

Gnewt Cargo

Público-Privada

Governança

Trata-se de iniciativa exclusivamente privada, portanto, o principal ator envolvido é a empresa operadora.

Público-alvo

População local e turistas de Londres

Elementos de Replicabilidade

Ambientes institucionais de incentivo ao desenvolvimento de start-ups podem contribuir para a criação de soluções semelhantes.

É importante considerar que a solução não é adequada para remessas de grande volume ou mercadorias volumosas. Além disso, é melhor adaptado a uma alta densidade de clientes em uma área relativamente pequena, que não possui grandes colinas ou terrenos íngremes.

Além das vans elétricas, o triciclo é um veículo inovador e deve ser aceito pelas autoridades envolvidas.

Características do veículo - Os triciclos de carga com assistência elétrica são fabricados na França pela La Petite Reine. O peso vazio da bicicleta é de 110 kg, incluindo as duas baterias (ou seja, sem o motorista e o peso da carga). Pode transportar uma carga de até 180 kg e tem um espaço de carga de 1,5 metros cúbicos. Tem 2,35 metros de comprimento e 1,03 metros de largura e tem uma velocidade típica de aproximadamente 15 km por hora. O triciclo requer uma recarga de quatro horas durante a noite. As vans elétricas Aixam Mega também são usadas. Eles têm uma capacidade de carga de 445 kg e um volume espacial de 3 metros cúbicos. O comprimento externo é de 3,32 metros e a largura externa é de 1,49 metros. As vans (foto abaixo à esquerda) requerem uma recarga noturna.