Estudos
Gnewt Cargo - logística na última milha em Londres
Mobilidade
Triciclo elétrico para transporte de cargas
Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)
London()
Resultados e Impactos
A avaliação de impacto realizada em maio de 2010 demonstrou que o uso do centro de consolidação, juntamente com a substituição da frota de caminhões a diesel por vans e triciclos elétricos, levou a uma redução de 20% na distância total percorrida por todos os veículos por parcela entregue aos clientes. O total de emissões equivalentes de CO2 (CO2e) por parcela entregue foi 54% menor em maio de 2010 do que em outubro de 2009. A Gnewt está expandindo esse serviço em Londres e continua sua pesquisa e desenvolvimento para desenvolver os métodos de entrega mais eficientes e ecológicos. Em 2018, a empresa realizou um total de 2,6 milhões de entregas. Para apenas um único cliente, durante um período de seis meses, de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, a Gnewt entregou 361.032 encomendas e percorreu 210.000 quilômetros (130.000 milhas), o que resultou numa economia de 78,6 toneladas de carbono.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Não se aplica
Fatores de Risco
O sucesso da iniciativa depende da satisfação do cliente final, considerando suas expectativas em relação à rapidez da entrega e a integridade da mercadoria
Lições aprendidas
- É uma solução econômica e ambientalmente viável para as áreas centrais congestionadas das grandes cidades; - Há espaço para o desenvolvimento de soluções baseadas em logística inteligente em grandes cidades desde que as autoridades estejam dispostas a apoiá-las; - A logística inteligente aplicada à última milha é um mercado importante para as energias limpas e renováveis; - Serviços de logística em contextos de última milha podem gerar oportunidades de desenvolvimento econômico local, com geração de emprego e renda; - Muitos outros negócios de frete como esse estão surgindo nas cidades europeias. O objeto deste estudo de caso é um exemplo pioneiro da primeira startup bem-sucedida desse tipo no Reino Unido, demonstrando sua viabilidade econômica.
Compartilhe: