Artigo Estudos de Caso

Metrocable, Teleférico de Medellín - Colômbia

Metodologia

Mobilidade

Teleférico urbano

Colômbia

Medellín()

Este estudo de caso aborda a experiência da implantação do Metrocable na cidade de Medelim, na Colômbia, inaugurado em 2004 como um sistema de transporte público de massa, cujo objetivo principal foi ampliar a equalização do acesso à cidade através do transporte aéreo de passageiros. O Metrocable foi projetado para beneficiar áreas periféricas de baixa renda de Medelim, criando novas oportunidades de vivência urbana à população de baixa renda e também contribuindo para reduzir a marginalidade. O Metrocable é considerado uma experiência inovadora por ter sido o primeiro transporte aéreo por cabos da América do Sul. Está integrado ao metrô de Medellín, também sendo administrado pela mesma companhia. As gôndolas do Metrocable se deslocam a uma velocidade média de 16 quilômetros por hora.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento do Metrocable foi todo custeado pelo erário e tem como estimativa de custos de implantação cerca de US$ 26 milhões.

Desafios

  • O Metrocable facilitou o acesso à cidade criando uma alternativa ao transpasse de fronteiras topográficas a mais de 300 metros de altitude.

Contexto

Medellín é um vale sobre o qual foram urbanizadas vastas áreas junto a encostas montanhosas, cujos assentamentos habitacionais resultaram fortemente de processos informais de ocupação, sendo caracterizados, portanto, pelas condições de pobreza. Até a instalação do Metrocable, Medelim era uma cidade cujo transporte parecia insuficiente às demandas da população, assim como a baixa presença de instituições estatais e falta de serviços públicos inibiam o desenvolvimento e as oportunidades de emprego para os residentes. Problemas típicos de uma metrópole periférica contribuíram para marginalização ainda mais desses bairros, criando distância social em relação aos bairros de mais alta renda e segregação urbana pela falta de integração. Assim, o Metrocable teve um papel importante na conciliação dessas periferias com as oportunidades de vida na cidade, estimulando a integração social e o desenvolvimento econômico através do turismo.