Artigo Estudos de Caso

Ponte Móvel Friedrich Bayer - São Paulo - Brasil

Metodologia

Mobilidade

Pontes exclusivas para pedestres e ciclistas

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

A implantação da solução é resultado da iniciativa da Bayer AG, que contratou o escritório Arquitetos LoebCapote Arquitetura e Urbanismo para formulação de projeto da ponte. O desenho e as demais especificações técnicas do projeto estiveram em conformidade com estudos de impacto e condições ambientais por se tratar de uma área de preservação - a represa de Guarapiranga. O projeto teve de passar por aprovações na prefeitura e na Empresa Metropolitana de Águas e Energia do Governo do Estado.

Implementação

Atores

Bayer AG

Institucional/Privada

Arquitetos LoebCapote Arquitetura e Urbanismo

Institucional/Privada

Governo do Estado de S. Paulo

Governamental (de cima para baixo)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de São Paulo

Governamental (de cima para baixo)

Governança

O projeto teve que seguir diversos trâmites próprios a obras da esfera pública, com aprovações na prefeitura, Empresa Metropolitana de Águas e Energia e Governo do Estado - que cedeu a área para a implantação da ponte, com intermédio da Secretaria de Energia.

Público-alvo

Residentes e passantes da região de Santo Amaro, Capela do Socorro e Jardim São Luís, além de trabalhadores da Bayer AG (especialmente), cuja sede fica junto à ponte.

Elementos de Replicabilidade

Diagnosticar áreas críticas da cidade, onde a acessibilidade ao transporte ativo seja dificultada por quaisquer razões (ambientais, físicas etc.)