Estudos
Programa Boti Recicla
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Logística reversa de embalagens pós-consumo
Brasil
São Paulo(SP)
Metodologia
No processo metodológico, foi necessário ativar os consumidores e conscientizá-los sobre a importância do seu papel neste contexto. Com esta demanda, a empresa adotou uma estratégia de mudar durante 20 dias a fachada de três lojas para Boti Recicla. A alteração divulgou o programa de reciclagem da marca no maior ponto de coleta do Brasil e reforçou a mobilização dos consumidores pela causa. A transformação das três lojas físicas em Boti Recicla aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, localizadas em shoppings de grande circulação. Ao invés de lançamentos de novos produtos, as vitrines das lojas expunham embalagens vazias de frascos, potes e bisnagas com frases impactantes como “Em menos de um segundo, São Paulo produz uma vitrine de vidro como esta. Já parou para pensar para onde vai tudo o que você descarta? Se for cosmético, o Boti recicla”. O impacto causado pela mudança nas lojas levou muitas pessoas a refletir sobre o destino das embalagens e serviu como um grande convite a fazer parte desse movimento. “Transformar nossa loja para trazer uma experiência de reciclagem é algo, sem dúvida, de grande impacto para um negócio como o nosso. Ao longo de 20 dias, tiramos nossa marca e os produtos de lançamento da vitrine de três lojas de grande fluxo. Mas fizemos isso por algo maior. Foi uma forma de reforçar o compromisso do Boticário pela busca de um futuro mais sustentável e mostrar nosso amor pelo espaço em que vivemos”, explica o diretor de comunicação do Boticário, Gustavo Fruges. A empresa não se limitou a coletar embalagens apenas da sua marca ao coletar qualquer embalagem de cosmético; desta maneira, demonstrou-se foi inclusiva e abrangente, mostrando um compromisso com a sociedade. Outras etapas foram sendo acionadas ao projeto, como um sistema de troca de embalagens usadas por produtos e descontos, permitindo um engajamento maior dos consumidores.
Implementação
Atores
Grupo Boticário
Institucional/Privada
Governança
Ação corporativa de caráter colaborativo para ativar a responsabilidade frente à logística reversa. O Grupo Boticário é o idealizador e realizador da iniciativa.
Público-alvo
Podemos considerar como beneficiários desta ação a população em geral das cidades onde as ações se localizam, uma vez que o aumento da reutilização e reciclagem promovem o bem-estar de todos. Ademais, as cooperativas parceiras puderam participar de programas de capacitação, receberam equipamentos e resíduos passíveis de reciclagem.
Compartilhe: