Estudos
Programa Boti Recicla
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Logística reversa de embalagens pós-consumo
Brasil
São Paulo(SP)
Fatores de Sucesso
Sociais
O engajamento foi um importante fator social de sucesso, pois todas as lojas, os escritórios corporativos e áreas operacionais da empresa participaram. Os franqueados também tiveram uma importante participação no engajamento, participando ativamente trazendo feedbacks e sugestões de melhorias. Os consumidores da marca também foram os principais replicadores das boas práticas, apoiados pela empresa.
Ambientais
Como resposta, o sucesso ambiental foi comprovado com a devolução das embalagens pós consumo às cooperativas, tornando a empresa uma das maiores em operações de logística reversa de embalagens do país, considerando o número de pontos de coletas.
Econômicos
Os desdobramentos econômicos podem ser mensurados com a parceria com seis transportadoras que atendem o Grupo Boticário, fazendo a ponte entre o varejo e as mais de 30 cooperativas credenciadas em todo o país. A parceria entre o Grupo Boticário e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fomentou a profissionalização de cinco cooperativas de reciclagem, que receberam equipamentos tecnológicos e assessoria técnica para melhorar o processo de gestão. Quanto à replicabilidade, o Programa incentivou outras ações sustentáveis para ajudar o meio ambiente, como por exemplo: 1. Malbec Club: frascos com 35% de vidro reciclado. No total, são utilizados mais de 180 toneladas de vidro reciclado por ano - o que equivale a mais de 700 mil frascos de Malbec. 2. Make B.: 87% de todos os cartuchos são feitos com papel reciclado. Além disso, o Boticário aumentou a quantidade de produto envasado e reduziu a espessura das embalagens, diminuindo mais de 60% a quantidade de plástico e papel utilizados nas embalagens. 3. Nativa Spa: com as embalagens de PET recicladas, a marca incorporou, por ano, o equivalente a mais de 40 mil garrafas de refrigerante de 2 litros. 4. Cuide-se Bem: produtos em refil, mais econômicos e sustentáveis, com processo de fabricação 100% a frio, o que possibilita um consumo baixo de energia. A linha também tem embalagens feitas com plástico vegetal, derivado da cana de açúcar. A cada quilo de plástico usado na fabricação da embalagem, evita-se a emissão de quatro quilos de gases de efeito estufa.
Fatores de Fracasso
Pelo programa, todas as embalagens vazias são recolhidas, descaracterizadas e encaminhadas para cooperativas de catadores e parceiros locais, que gerenciam os resíduos. A descaracterização pode ser considerada uma fraqueza perante à gestão da marca da empresa e seus produtos. Precisou ser elaborado um regulamento para formalizar a atividade. Seguem exemplos de alguns critérios adotados: será considerada para efeito de entrega/troca embalagens da Marca que ficam em contato direto com o produto e que possuam suas respectivas tampas, válvulas, sprays etc; também serão aceitas embalagens primárias que ainda contenham algum resíduo de produto e também aquelas danificadas (cortadas, rasgadas, raspadas, etc.), desde que sejam entregues todas as partes.
Fatores de Risco
Houve a necessidade de se desenvolver uma campanha de ativação nas lojas para que o consumidor ficasse mais sensível ao tema da reciclagem e logística reversa, juntamente com influenciadores para escalonar a notícia. Também foi necessário aplicar nas embalagens a simbologia que identifica os materiais que as compõem. Além de ser uma facilidade na vida de quem recicla, deixa o processo mais eficiente, pois possibilita garantir o correto destino a cada item da embalagem.
Compartilhe: