Artigo Estudos de Caso

Projeto Cidades Sustentáveis na cidade de Camboriú/SC

Metodologia

Energia

Auditorias energéticas para instalações industriais e edificações públicas, comerciais e de serviços

Brasil

Santa Catarina(SC)

Fatores de Sucesso

Sociais

Os alunos, professores e funcionários da escola municipal foram positivamente atingidos pelo projeto, que possibilitou a identificação de boas medidas para melhoria de seu conforto térmico e luminoso. Em termos educacionais, o projeto impactou a comunidade estudantil tanto da escola municipal objeto da auditoria quanto da Univali, que puderam se qualificar sobre os benefícios da adoção de boas práticas ambientais, além de verem na prática a função do arquiteto e urbanista e do engenheiro civil na busca por edificações com melhor qualidade ambiental e menor impacto ambiental (INSTITUTO SELO SOCIAL, 2022).

Ambientais

A partir da auditoria de consumo energético e de água potável, puderam-se propor medidas específicas para redução da pegada ambiental da edificação em termos de conservação de recursos hídricos e energéticos e de emissões de gases do efeito estufa.

Econômicos

As medidas propostas promovem reduções nos custos com energia e água para o funcionamento da escola, devidamente discriminadas no relatório final da auditoria endereçado à prefeitura de Camboriú.

Fatores de Fracasso Interno

O projeto de auditoria para identificação de oportunidades de eficientização para a escola não garante por si próprio a adoção das medidas propostas. Há a necessidade de posterior viabilização das reformas propostas, que podem não ocorrer caso não haja interesse da gestão municipal.

Fatores de Fracasso Externo

A pandemia de Covid-19 impactou negativamente as atividades presenciais planejadas para o projeto na área de qualificação dos professores para educação ambiental, utilizando o caso das medidas apontadas para a escola como exemplo prático (RÁDIO E TV UNIVALI, 2021).