Artigo Estudos de Caso

Protótipo de Eficiência Hídrica em Unidade de Saúde: diagnóstico e soluções

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Monitoramento de eficiência hídrica em Unidades de Saúde

Brasil

Distrito Federal(DF)

Metodologia

Os passos metodológicos para implantação do projeto foram estruturados em diagnóstico, diretrizes, concepção, construção e monitoramento do protótipo e definição de conteúdo a ser disseminado.Para realização dos passos propostos estão sendo cumpridas as seguintes etapas, organizadas em conformidade com o plano de atividades e metas: Etapas i) Planejamento detalhado da realização dos trabalhos e da prestação de contas. ii) Elaboração e execução de questionários específicos para os diferentes segmentos profissionais que atuam em instituições de saúde em relação com a água (lavanderia, limpeza, cozinha, banhos técnicos). iii) Planejamento e execução de curso de extensão na Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal – ESCS-DF, intitulado “Medicina Narrativa como Modalidade Etnográfica”, que terá como foco a realização de etnografias junto a profissionais de saúde pela equipe do projeto. Realização de pesquisas etnográficas sobre a relação entre água e saúde pelos participantes. Treinamento em triagem de dados etnográficos. iv) Levantamento de dados (uso da água) e estudos de caso sobre a relação entre água e instituições de saúde e soluções de eficiência hídrica em edificações de saúde. v) Métodos microbiológicos: Amostras de água e plano de amostragem. vi) Planejamento do Protótipo de acordo com os resultados do diagnóstico, incluindo desenvolvimento de projetos de arquitetura, projetos complementares, definição de padrão de sustentabilidade a ser atingido com o protótipo. Concepção e projeto do protótipo de uma unidade de saúde com base no diagnóstico realizado, visando o teste e a demonstração da eficiência hídrica em edificações de saúde, com o uso do Building Information Modelling BIM. vii) Estruturação da rede dos parceiros do setor produtivo que ficarão responsáveis pela construção do protótipo. Serão identificados agentes da cadeia de suprimento e cadeia de construção para integrarem a rede a ser consolidada que ficará responsável pela construção do protótipo. Elaboração do plano de monitoramento e de demonstração das soluções implementadas. Importante reforçar que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é parceira do PISAC e participará da montagem da rede junto ao setor produtivo. viii) Construção de protótipo, de acordo com os requisitos e especificações definidas. ix) Planejamento de ações de capacitação junto ao protótipo e seus módulos anexos. x) Planejamento e realização de oficina e palestras integrado ao protótipo e seus módulos anexos. Planejamento e execução de um curso de extensão na Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal – ESCS-DF, intitulado “Medicina Narrativa como Modalidade Etnográfica”. Realização de um curso de capacitação com ementa, conteúdo e método de ensino a ser definido a partir do diagnóstico. Palestras com conteúdo a ser definido a partir do diagnóstico. xi) Publicação de artigos apresentando os resultados obtidos com o projeto. xii)Relatório técnico e financeiro da prestação de contas.

Implementação

Atores

Universidades Públicas

Governamental (de cima para baixo)

Empresas do Setor da Construção

Institucional/Privada

Governo do Distrito Federal (GDF)

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A equipe técnica responsável pela realização do projeto está composta de pesquisadores oriundos da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs); Instituto Federal de Goiás (IFG) e Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN-DF. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – FINATEC participa das atividades do projeto na qualidade de fundação de apoio, nos termos da Lei nº 8.958/94 e Decreto nº 7423/2010. Tem a responsabilidade de fazer a gestão administrativa financeira do projeto. O projeto é coordenado pelo PISAC/UnB, e além das Universidades parceiras conta ainda com a participação de várias empresas do setor da construção. O Governo do Distrito Federal (GDF) está sendo integrado ao PISAC por meio de várias secretarias, tais como: Secretaria de Estado da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais; Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial, e Direitos Humanos; Secretaria de Educação e Esporte e Lazer; Secretaria de Educação Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos. O setor produtivo está integrado ao projeto com participação de empresas do setor da construção do DF e Brasil, com a atuação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sinduscon-DF, ambas instituições parceiras do LACIS/FAU/CDS/FGA-UnB e do PISAC. Os agentes do setor produtivo serão integrados ao desenvolvimento e construção do protótipo proposto de acordo com o protocolo definido para o PISAC. O PISAC é um projeto que recebe apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e é resultado de uma parceria entre agentes públicos e privados do Brasil e do Reino Unido envolvendo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC); a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); o Building Research Establishment (BRE/UK); a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis FAU/CDS/FGA), que coordena o projeto no âmbito do convênio UnB e FINEP, com o apoio do Centro de Excelência Comunidades Integradas Sustentáveis da BRE TRUST/UnB e a gestão financeira e administrativa da FINATEC.

Público-alvo

Docentes, discentes, setor público, setor produtivo da indústria da construção (suprimentos, construção, projetos e consultoria) e a sociedade em geral interessada no tema.

Elementos de Replicabilidade

Identificação da demanda de maneira clara e a mostrar a relevância dela para os setores envolvidos.

Formação e consolidação da rede que ficará responsável pela construção.

Criação de alianças estratégicas a fim de compartilhar as informações e consolidar a solução.

Inspirar liderança para transformar a indústria da construção.