Estudos
Recuperação e Manejo da Vegetação de Restinga: Loteamento Orla 500, Tamoios, Cabo Frio, RJ
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Conservação e recuperação de ecossistemas costeiros e estuarinos
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
O objetivo da recuperação e manejo da vegetação de Restinga no loteamento Orla 500, localizado em Tamoios, Cabo Frio, foi restaurar os ecossistemas costeiros de restinga e transição em estágio de regeneração, com seu devido manejo e envolvendo a participação da comunidade local e poder público. Para tanto, a iniciativa conseguiu aumentar a resiliência frente a eventos climáticos e elevação do nível do mar e proteger o aquífero Tamoios, que é importante no abastecimento de água da região. Segundo Neres et al. (2011), a "interface água doce e salgada confere um dos principais riscos de contaminação dos aquíferos da região por salinização das águas. A principal recarga desses aquíferos se dá por águas pluviais e fluviais com contribuições hídricas significativas do Rio São João e do Rio Uma".
Custo para Implementação
Informação não disponível
Projeto acadêmico e apoio financeiro dos moradores.
Desafios
-
Restauração ecológica de áreas degradadas.
-
Melhoria das águas subterrâneas.
-
Recuperação da Restinga que protege contra erosão costeira.
-
Conscientização da necessidade de considerar o ecossistema costeiro como fundamental para proteção de infraestruturas e áreas urbanizadas.
-
Liderado por iniciativa acadêmica, e com participação multi-atores nas decisões tomadas.
Contexto
Cabo Frio é um destino turístico na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro, com muitos condomínios que se espraiam ao longo de suas praias. Essa expansão urbana tem alterado a configuração das paisagens, com a eliminação dos ecossistemas costeiros que protegem contra a erosão, ressacas e ventos mais intensos. Setores do bairro de Aquarius, em Tamoios, a poucos quilômetros de distância dos loteamentos, vêm apresentando diminuição da extensão da praia e maior inclinação do seu perfil, já impactando construções e infraestrutura.
Compartilhe: