Artigo Estudos de Caso

Rede Integrada de Transporte de Curitiba - Brasil

Metodologia

Mobilidade

Sistema Tronco-Alimentador de Transporte Público Coletivo

Brasil

Paraná(PR)

Metodologia

A metodologia para a implantação de uma rede integrada de transportes como a que funciona em Curitiba exige, em primeiro lugar, o desenvolvimento de um estudo de origem-destino dos passageiros de modo a identificar a demanda em relação à oferta do sistema de transporte atual. O segundo passo é a realização de um projeto de novo desenho urbano capaz de contemplar e abarcar as especificidades técnicas do sistema. Esse sistema, caracterizado como "trinário" (MACEDO; BERNARDINIS, 2019, p. 222) implica na implementação de uma via exclusiva destinada ao transporte coletivo na forma de uma canaleta central para a circulação de ônibus expresso; duas vias de tráfego lento, anexas à canaleta central e que permitem o acesso ao comércio e às residências locais; e "duas vias externas, em sentido único e contrário (centro-bairro e bairro-centro), situadas a uma quadra de distância do eixo (canaletas e vias de tráfego lentas) e chamadas de vias rápidas, permitindo o tráfego de passagem e de integração ao sistema". A isso, somam-se estudos de impactos viário e ambiental nas vizinhanças. O terceiro passo avalia e define as características funcionais do sistema (localização das estações, dimensionamento de acessos e catracas etc) de forma conciliada à etapa anterior (inspirado em LOGIT, 2011). Outros processos e ações podem estar ou vir a ser inclusos nesta metodologia conforme cada realidade local, entre outras especificidades.

Implementação

Atores

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC)

Governamental (de cima para baixo)

URBS (Urbanização de Curitiba S/A)

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A Rede Integrada de Transportes (RIT) é operada por empresas privadas e gerenciada pela URBS (Urbanização de Curitiba S/A), contando com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Público-alvo

Moradores e turistas de Curitiba e região metropolitana.

Elementos de Replicabilidade

O RIT de Curitiba, em seu sistema tronco-alimentador, pode ser replicado em qualquer local, mas é mais recomendável em cidades cujo espraiamento urbano configure o perfil de metrópole

O sistema exige bilhetagem única de modo a proporcionar integração modal e permitindo transferência entre rotas sem incidência de custo

Desenvolvimento de tecnologia que garanta sistema de pré-pagamento de tarifa, informação em tempo real ao usuário e acessibilidade universal

Recomenda-se a criação de um centro de controle operacional

Espaço ou condições para adaptação de espaço para construção de corredores dedicados à circulação do transporte coletivo