Artigo Estudos de Caso

Remoção de Fósforo por Coagulação Química - Wisconsin - Estados Unidos

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Remoção de fósforo e nitrogênio em efluentes

Estados Unidos

Wisconsin(SP)

Metodologia

Nos últimos 20 anos, o departamento de recursos naturais de Wisconsin tem limitado o lançamento de fosforo total em esgoto tratado em 0,1 mg - P/l e devendo a chegar a valores mais restritivos como 0.04 mg/L nos próximos anos, para prevenir a eutrofização de mananciais que desaguam no Lago de Michigan. Um das estações impactadas com a legislação foi a City of Hartford Water Pollution Control Facility. Esta estação trata 3,4 MGD de esgoto e lança o esgoto tratado no Rio Rubicon, o qual pela legislação local é considerado Classe A, cujo limite para lançamento de fósforo no esgoto é de 0,075 mg/L. Para atingir essa meta de padrão de lançamento, a ETE utilizava uma dose de 30 a 60 mg/L de cloreto férrico, mesma dosagem recomendada em literatura brasileira como no artigo de Silva (2009) e Marguti (2008). No entanto, a dosagem de cloreto férrico praticada conseguia reduzir a concentração de fósforo total apenas para 0,5 mg/L. Testes foram realizados, elevando a concentração de cloreto férrico para 100 - 120 mg/L, atingindo uma concentração final de 0,3 mg P/L. Diante o exposto, a WPCF passou a utilizar o RE100, aplicado após o tanque de lodo ativado, antes do decantador secundário. Os testes realizados no período de verão e inverno (fator importante para tratamento de efluentes nos Estados Unidos), demonstraram que com uma concentração de 77 mg/L do RE100 a concentração final de fósforo no esgoto tratado caiu para 0,036mg/L (equivante molar de 1,4:1 Ce/P).

Implementação

Atores

Neomaterials Industry e City of Hartford Water Pollution Control Facility

Público-Privada

Governança

Necessidade de adoção e busca de novos produtos para remoção de fósforo no esgoto para atendimento da legislação. Este trabalho contou com uma parceria entre a empresa Neomaterials e a WDNR, que instalou os equipamentos para teste, treinou o pessoal da ETE e realizou o start da estação de tratamento, buscando a melhor dosagem e otimizando o produto.

Público-alvo

População local da cidade de Hartford (Wisconsin).

Elementos de Replicabilidade

Busca de empresas que possuam solução diferenciada para remoção de fósforo em esgoto que estejam disponíveis à realização de testes e adaptação dos sistemas já construídos para utilização da "solução" diferenciada. Em contrapartida, a ETE fica comprometida, em caso de sucesso do uso do material, a adquirir o coagulante (solução diferenciada).